Alunos da UFRRJ denunciam prática de Dano Ambiental realizado pela direção de uma das maiores Universidades da America Latina, que inclusive possuem Cursos voltados ao meio ambiente. O Site Seropédica Online recebeu a seguinte denuncia conforme fotos em anexo:
” Nós alunos da Rural ficamos muito tristes em saber e ver que nossa universidade não age de acordo com o que nos ensinam. Eu como aluno não entendo como a Rural que possui cursos na área ambiental, como biologia e engenharia ambiental não se preocupa em seguir as normas ambientais causando inúmeros danos ao meio ambiente”.
Alunos inconformados com esta situação, entram em contato com a Secretaria de Ambiente de Seropédica e solicitam providencias. Segundo os mesmos alunos, uma equipe técnica da Secretaria de Ambiente da Prefeitura de Seropédica esteve no local e multou a UFRRJ.
No terreno foi feito terraplanagem modificando curso do canal, a obra ainda destruiu a vegetação nativa, danificando todo solo. Os impactos ambientais são definidos por Resolução do Conama nº 001/86 como “qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas no meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetam a saúde, a segurança e o bem estar da população; às atividades sociais e econômicas; a biota; as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente; a qualidade dos recursos ambientais”.
A terra é habitada por bilhões de inquilinos, cujos rastros e conseqüências de seus atos permanecerão por muito tempo depois de sua partida. Por isso, sendo o meio ambiente requisito vital para vida humana neste planeta, é de suma importância a proteção ao mesmo. Por isso, um sistema de ressarcimento e controle de danos ambientais é essencial e um mecanismo para preservação e manutenção do mesmo.
Seropédica tem passado por inúmeros danos ambientais, como a instalação de Centro de Tratamento de Resíduos em cima de um dos maiores Aquíferos do Brasil, a destruição do solo com os areais que abrem vários buracos e depois abandonam deixando lagos imensos, o esgoto que é jogado no Rio Guandu que abastece de água o Rio de Janeiro. E agora uma Universidade que tanto falou sobre conservação do Ambiente, mas ela mesmo não faz o dever de casa.
Notícias de Seropédica, do Brasil e do Mundo