No dia 18/07, no Gabinete da Reitoria, a equipe da Agência de Inovação, a Coordenadoria de Projetos de Engenharia e Arquitetura (Copea) e dois professores responsáveis pela elaboração de um Anteprojeto de zoneamento territorial do Parque Ecotecnológico se reuniram com o reitor da UFRRJ, Roberto Rodrigues, para apresentar e discutir sobre os planos de execução do projeto.
Nessa reunião, os professores Leandro Dias e Tiago Marino, ambos do Departamento de Geografia do Instituto de Geociências (Igeo) da UFRRJ, foram os responsáveis por apresentar um estudo preliminar de zoneamento territorial do Parque Ecotecnológico da UFRRJ. A proposta inclui reservar espaços voltados para a comunidade universitária através de equipamentos culturais e de interesses ambientais na Baixada Fluminense. O projeto prevê a utilização de 40.000 m² para a criação de um Centro de Negócios e Startups e uma Área de Apoio e Infraestrutura e estacionamento, além de projetar espaços para a instalação de empreendimentos de maior porte.
“É importante pensar o território sempre projetando o presente-futuro. Assim, reservamos áreas que explorem diferentes parcerias e que permitam que a comunidade do entorno usufrua dos seus benefícios. E claro: como qualquer proposta, o que apresentamos permite alterações, aprimoramentos e novos zoneamentos, num universo de constante mudança como a área de inovação”, reiterou o professor e também pró-reitor adjunto de Pesquisa e Pós-graduação da UFRRJ, Leandro Dias.
O Parque Ecotecnológico é vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG) e tem como objetivo promover o desenvolvimento científico, o tecnológico e a inovação para gerar soluções a serviço da sociedade. Com o regimento aprovado nas instâncias superiores da Universidade e o Anteprojeto do Parque Ecotecnológico da UFRRJ, a expectativa é de encontrar financiadores para o desenvolvimento do projeto, que não é recente na Universidade, de construção de um polo tecnológico.
A segunda reunião
Pensando nisso, a Administração Central, a diretora executiva da Agência de Inovação, Patrícia Golo, a coordenadora do Laboratório de Tecnologia, Márcia Denise Pletsch, e o professor Leandro Dias participaram de uma segunda reunião na sede da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) com o chefe de gabinete da agência, Fernando Peregrino, no Flamengo, Zona Sul do Rio de Janeiro.
No encontro, o projeto do Parque Ecotecnológico da UFRRJ foi apresentado e foram agendados novos diálogos para que se possa avançar na proposta. “O nosso objetivo foi entender se e como a Finep pode auxiliar no financiamento para iniciar a construção e também o desenvolvimento do Master Plan do Parque Ecotecnológico da UFRRJ. A intenção é construir primeiro em uma área pequena e depois aumentar isso”, afirmou Patrícia Golo.
Os representantes da UFRRJ saíram dessa reunião com informações valiosas referentes a possibilidades do desenvolvimento e financiamento dos processos que envolvem o Parque Ecotecnológico da UFRRJ. Os próximos passos serão de pesquisa e aprofundamento das oportunidades de financiamento do projeto.
Além dos já citados, entre os presentes na primeira reunião estavam: Luís Américo, vice-diretor executivo da Agência de Inovação; Alessandra Cassol, da divisão de empreendedorismo e ambientes de inovação e Ruy Austregesilo, coordenador da Coordenadoria de Projetos de Engenharia e Arquitetura (Copea).
Acesse o anteprojeto do Parque Ecotecnológico aqui. Para ler o Regimento do Parque, acesse aqui.
Texto e Fotos: Matheus Mendonça, bolsista de Jornalismo da CCS
Edição e publicação: Fernanda Barbosa, jornalista e coordenadora da CCS
Notícias de Seropédica, do Brasil e do Mundo
Deixe a sua opinião sobre o post