Quase 100 árvores caíram em toda a cidade. Hospitais e IML ficaram sem energia e geradores apresentaram problemas. Velocidade dos ventos chegou a 105,5km/h no Forte de Copacabana na noite de domingo.
Seis bairros do Rio ainda sofrem com a falta de luz na tarde desta segunda-feira (29). A cidade foi atingida por ventos de mais de 100km/h e chuva na noite deste domingo (28). Quase 100 árvores caíram na cidade com a ventania.
Os bairros de Bangu, Tijuca, Vila Isabel, Santa Cruz, Santa Teresa e Nova Iguaçu ainda estavam sem energia elétrica até às 17h desta segunda-feira. A prefeitura decretou em estágio de atenção às 20h25 de domingo e voltou à normalidade às 11h30 desta segunda.
Os bairros com maior número de queda de vegetação são Tijuca, Maracanã, Vila Isabel, Cachambi e Campo Grande.
Hospital e IML afetados
A falta de energia atingiu o Instituto Médio Legal, no Centro, que está sem luz desde a noite de domingo. Depois de cerca de 20 horas sem luz, a geladeira do necrotério do IML está descongelando, segundo peritos ouvidos pelo G1.
A realização de necropsias e a utilização das contraprovas feitas pelo instituto também estão afetadas.
Corredor onde ficam as geladeiras do IML sem luz durante a manhã desta segunda-feira (29) — Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal
Em decorrência da chuva, o Hospital Albert Schweitzer, em Realengo, e a Coordenação de Emergência Regional (CER), na Barra da Tijuca, também ficaram sem energia. A queda durou três horas e só foi normalizada por volta das 23h.
Hospital Albert Schweitzer fica sem luz durante vendaval deste domingo (28)
Segundo a direção do Albert Schweitzer, o gerador foi ligado e funcionou por uma hora, mas houve a entrada de água da chuva nos tanques de combustível. A direção também informou que os equipamentos para respiração mecânica funcionam com bateria extras, que funcionaram normalmente.
De acordo com a RioSaúde, o gerador da CER da Barra da Tijuca também foi acionado, mas houve um problema com a entrada de ar na bomba de combustível. Os pacientes da sala vermelha foram encaminhados ao Hospital Lourenço Jorge.
Segundo dados da Light, 70% dos serviços interrompidos já estão normalizados e equipes estão sendo enviados aos locais que ainda seguem sem energia.
Quem tentava viajar neste domingo (28) também sofreu com a chuva e ventania. No Aeroporto Santos Dumont, no Centro do Rio, quatro voos foram cancelados.
Ventania provoca atrasos e cancelamentos no Galeão
De acordo com a Infraero, as aeronaves não puderam pousar no terminal aéreo e, por isso, o desembarque foi realizado no Aeroporto Internacional Tom Jobim, na Ilha do Governador.
Frente fria e calor no domingo
De acordo com o Climatempo, a mudança no tempo no Rio aconteceu devido ao deslocamento de uma frente fria no Estado.
O domingo foi de calor e tempo claro na cidade e a temperatura máxima chegou a 37ºC, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia.
*Estagiária, sob a supervisão de João Ricardo Gonçalves
Fonte:G1
Notícias de Seropédica, do Brasil e do Mundo