Rural e site Seropédica Online fazem parceria inédita para produção de reportagens
13 de maio de 2024

Projeto de extensão de Jornalismo vai proporcionar maior interação entre a Universidade e os moradores da cidade

Com o objetivo de promover mais conhecimento sobre a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) para as comunidades de Seropédica, o site Seropédica Online e a professora Cristiane Venancio, do curso de Comunicação Social, criaram uma parceria que resultou no projeto de extensão universitária “Jornalismo: conexão UFRRJ / Seropédica”. A principal proposta é promover o conhecimento para todos os envolvidos: a população (que vai conhecer melhor a Rural e os caminhos para acessá-la) e os próprios estudantes do curso de Jornalismo (que terão a oportunidade de atuar de forma profissionalizada em sua área).

O projeto será executado por um grupo de alunos do Laboratório de Prática Jornalística em Assessoria II, coordenado por Cristiane, em parceria com o site Seropédica Online (www.seropedicaonline.com). As reportagens serão publicadas semanalmente e os temas serão, em sua maioria, relativos à Universidade. 

Para o diretor-presidente do Seropédica Online, Luiz Calderini, esta será uma ótima oportunidade para a cidade, que tem cerca de 80 mil habitantes. 

– Vai esclarecer a população de Seropédica sobre os cursos da Universidade, os moradores poderão ter mais informações, e isso vai gerar mais interesse sobre a Rural. Os laboratórios vão ser mais conhecidos. Esse conhecimento vai ser compartilhado com a comunidade – comentou ele. – E, também, existe expectativa de ajudar os alunos de Jornalismo na busca do aprendizado e na profissionalização.

A professora está animada com a iniciativa, que vai trazer uma oportunidade única para os estudantes.

– Vejo uma possibilidade muito interessante de aproximar os dois universos. Afinal, uma universidade pública existe para beneficiar a sociedade que a sustenta. E o nosso curso (Jornalismo) prepara os alunos para aproximar as pessoas de diversas formas. Queremos, a partir da comunicação, da transmissão do conhecimento, quem sabe, possibilitar que algumas realidades sejam transformadas – observou ela. – Acredito no potencial da ideia e minha perspectiva é muito positiva.

Os estudantes estão ansiosos pelo início dos trabalhos. Abaixo, estão os depoimentos de cada um envolvido no projeto, que se inicia ainda este mês.

Nicole Lopes Rodrigues

“A expectativa é que de que seja um trabalho proveitoso em muitas frentes, porque além de introduzir alunos e alunas, como eu, a um pequeno ensaio sobre o que é a rotina de uma redação jornalística, ele também representa um esforço de aproximação com a comunidade de Seropédica a partir de conteúdos sobre o ‘ecossistema ruralino’. Como moradora da cidade e estudante da UFRRJ, eu não vejo desvantagens.”

Izabelle Caroline Quirino Nogueira 

“É um projeto do qual tenho muita sorte em poder participar no meu último período na Universidade. Vejo como uma oportunidade de ampliar meu conhecimento e de me reconectar com a escrita jornalística.” 

Igor Daniel Arruda dos Santos

“É uma ótima oportunidade para dar mais visibilidade à Universidade e aos alunos de Jornalismo, no que se refere ao ofício profissional. Com a parceria, seremos mais reconhecidos pela comunidade. E vamos poder ajudá-la, também.”

Caio Oliveira 

“O projeto vai ser importante para que os estudantes de Jornalismo possam exercitar e ter contato direto com a prática da escrita em nossa profissão. Além de nos gerar experiência e um portfólio, é satisfatório fazer parte de um projeto que designa conteúdo informativo para a população de Seropédica no geral”.

Giovanna Rodrigues

“Acredito que o projeto possa contribuir muito para a comunidade local ao fornecer informações de dentro da Rural. É vital que os serviços propostos pela Universidade sejam compartilhados.”

Ana Júlia Oliveira 

“Creio que esse projeto será fundamental para a interação entre a Universidade e a população de Seropédica. E a contribuição dos alunos será essencial para o desenvolvimento e fortalecimento dessa parceria.”

Yasmim Khaltreen:

 “Acho que esse projeto vai agregar muito à minha escrita e à prática jornalística. Além disso, vamos conhecer mais projetos de extensão que podem ser bons para muitas pessoas. Espero conseguir levar isso adiante.”

Victória da Silva

“Essa oportunidade não só nos permite aprender, mas também nos capacita a contribuir com nossa comunidade. A Universidade representa essa expansão dos benefícios do aprendizado, tanto para nós mesmos quanto para aqueles ao nosso redor. Estou animada!”

Texto e Fotos: Cristiane Venancio

Área de comentários
RUY M C H M MIKOSZ - 14 de maio de 2024

Que tal uma reportagem sobre as interrupções da ciclovia da BR465?

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: