Décima primeira edição será em conjunto com o Ciep 156 Albert Sabin e fará o público pensar sobre o tempo e como ele é gasto por nós
As XI Olimpíadas de Filosofia do Rio de Janeiro vão ocorrer em uma edição conjunta entre o câmpus de Seropédica da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e o Ciep 156 Albert Sabin, amanhã e sábado. A edição deste ano traz o tema de “Quanto tempo eu tenho para passar o tempo?’’ para debate. Segundo o Comitê Olímpico, organizador do evento: “As olimpíadas não se trata de uma competição, mas sim de um convite à cooperação e ao pensamento coletivo, valorizando a diversidade de vozes e a troca de ideias.’’
Sem um edital rígido, as Olimpíadas serão feitas através da apresentação de algum tema ou pergunta. Informações sobre o evento podem ser obtidas pelo Instagram (@olimpiadadefilosofiarj). Estudantes dos últimos anos dos ensinos Fundamental, Médio e Superior são convidados para se reunir e problematizar a discussão filosófica. O evento é aberto, inclusive, para estudantes e professores de outras áreas do conhecimento, que tenham interesse em discutir o problema apresentado no dia.
A professora Liliane Sanchez, coordenadora do Laboratório Práxis Filosófica da UFRRJ, responsável pela parceria da edição, comentou o impacto que o evento pode ter na comunidade de Seropédica.
– Aproximar a comunidade seropedicense da UFRRJ e do pensamento filosófico, desmistificando ambos, que costumam ser vistos pelo senso comum como “distantes e inacessíveis” é fundamental. Pois a Rural é pública, gratuita e pertence tanto à comunidade ruralina quanto à população de Seropédica – comentou ela. – Além disso, o impacto esperado é enriquecermos o processo formativo dos professores e dos estudantes, através de uma experiência muito diferente.
A Olimpíada deste ano traz uma pergunta como tema e ponto de partida para a reflexão. A ideia é levar os inscritos a pensar e refletir sobre o tempo, as diferentes percepções que temos sobre isso e, ainda, sobre a maneira com a qual o usamos.
As escolas estão convidadas a participar. E, para Liliane, eventos como estes são importantes pois desenvolvem a autonomia reflexiva-crítica dos cidadãos na sociedade.
– Ao evitar alienação de questões atuais e/ou a manipulação das pessoas, a comunidade é incentivada a pensar criticamente sobre assuntos que são passados despercebidos – concluiu a professora.
Saiba mais sobre o evento em: @olimpiadadefilosofiarj
Formulário para inscrição de alunos e escolas: XI Olimpíada de Filosofia do Rio (google.com)
Texto: Giovanna Rodrigues e Letícia Cezário (Alunas de Jornalismo da UFRRJ sob a supervisão da professora Cristiane Venancio)
Professora adjunta do curso de Comunicação Social / Jornalismo da UFRRJ há 13 anos. Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Portugal) e mestre em Estratégia e Gestão pela UFRRJ. Foi repórter e editora da agência O Globo e do jornal Extra.
Deixe a sua opinião sobre o post