Rio+Saneamento conclui obras de modernização do sistema de abastecimento de água da UFFRJ, em Seropédica
14 de janeiro de 2025

Rede hidráulica que foi substituída pela concessionária estava em funcionamento há mais de 70 anos

A Rio+Saneamento concluiu as obras de modernização do sistema de abastecimento de água da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), em Seropédica, na Baixada Fluminense. As intervenções realizadas pela concessionária incluem a instalação de uma nova rede hidráulica e a instalação de hidrômetros em todos os prédios e residências do campus. O investimento representa um marco na história da instituição de ensino e abre caminho para práticas mais sustentáveis.

As melhorias foram realizadas pela concessionária com a finalidade de abastecer toda a planta de maneira mais eficiente e incluem a instalação de uma nova tubulação, constituída de um material mais moderno e resistente para o transporte de água – o PEAD. O volume de água transportado pela nova rede é o mesmo que, anteriormente, exigia o funcionamento de outras três tubulações, todas retiradas de carga. 

Adapt Link Internet - Black Friday

Aproveitando o período de recesso das aulas, a Rio+Saneamento realizou o desligamento definitivo da rede antiga que abastecia a universidade há mais de 70 anos. Todo o fornecimento de água para as dependências da UFFRJ já está sendo feito através da rede nova. 

Entre as ações de modernização, destacam-se também a instalação de hidrômetro em todos os prédios e residências do campus, visando não apenas o controle do consumo de água por parte da instituição, mas também a detecção – e o posterior reparo – de eventuais vazamentos.

De acordo Gustavo Dias, superintendente de Engenharia da concessionária, o trabalho realizado contribui para uma utilização mais eficiente do recurso natural. “A Rio+Saneamento tem um compromisso muito importante com a prevenção e o combate a perdas de água. Além de entregar um abastecimento regular e de qualidade para funcionários e alunos da Rural, este projeto de modernização da rede hidráulica permite uma atuação proativa e eficiente em caso de vazamentos reais ou aparentes na rede”, explica o superintendente. 

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: