Projeto pretende mostrar o real impacto dessas doenças na população da cidade
O coordenador da Campanha Soroprevalência ZDC (Zika, Dengue e Chikungunya) da Escola Nacional de Saúde Pública/Fiocruz, André perissé, é o entrevistado do Revista Brasil nesta sexta-feira (20). O especialista fala sobre a pesquisa que pretende mostrar a incidência, mesmo assintomática, das doenças Zika, Dengue e Chikungunya, através de testes em 4.500 pessoas que vivem em 1.500 residências sorteadas, no Rio de Janeiro.
“É um projeto que a gente está fazendo aqui no Rio de Janeiro e que tem como objetivo principal fazer um levantamento da real ocorrência dessas doenças aqui na cidade. A ideia é que são doenças, principalmente dengue e zika, muito assintomáticas. A maior parte das pessoas acaba tendo contato com o vírus, mas não desenvolvem a doença. No caso da Chikungunya menos. E a gente precisa em termos de saúde pública ter uma ideia de qual foi o real impacto dessas doenças na cidade”, explica
Segundo o especialista, os dados atuais dados atuais, de forma geral, se baseiam em epidemias ocorridas em outros países. Ele afirma ainda que os testes ainda não estão disponíveis para o resto do país.
Ouça a entrevista na íntegra no player abaixo:
O Revista Brasil vai ao ar de segunda-feira a sábado, às 8h, na Rádio Nacional de Brasília. É transmitida de segunda a sexta-feira, às 8h, na Rádio Nacional da Amazônia e na Rádio Nacional do Rio de Janeiro. E também de segunda a sexta-feira, às 6h, na Rádio Nacional do Alto Solimões.
Notícias de Seropédica, do Brasil e do Mundo