Projeto Gratuito da UFRRJ de elaboração de declaração do Imposto de Renda entra na última semana
15 de maio de 2024

Assessoria gratuita de alunos e professores do curso de Ciências Contábeis da Rural realizará atendimento até a próxima sexta-feira, 17 de maio

Quem quiser fazer a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de forma gratuita e orientada por especialistas, pode correr até a UFRRJ que ainda dá tempo. Com a proximidade do fim do prazo para entrega da declaração, no dia 31 de maio, o projeto de elaboração da Declaração do Imposto de Renda (DIRPF) presta serviço grátis aos moradores declarantes de Seropédica e de locais próximos. O objetivo da iniciativa é aproximar a comunidade seropedicense da Universidade, ao oferecer consultoria para quem, este ano, precisa acertar as contas com o “Leão”.

O atendimento começou a funcionar com alunos voluntários do curso de Ciências Contábeis, em 30 de abril. Com cerca de 40 atendimentos por semana, o estudante Lucas Melo da Silva conta que a experiência dentro do projeto tem sido muito agradável, pois permite a ele e seus colegas de turma um contato direto com o público.

— A gente faz a declaração do Imposto de Renda, e acaba assim ajudando a população de Seropédica e moradores próximos da região. Os professores auxiliam nesse projeto. E a experiência é gratificante porque temos contato com várias pessoas, conhece realidades diferentes dos clientes, seja de funcionários públicos, de empresas privadas ou aposentados. E isso conta muito para nós (alunos), pois é válida como experiência profissional — comentou ele.

Para um dos clientes do projeto, o comerciante Geilson de Souza (53), morador de Seropédica há dois anos, a prestação do serviço é muito válida. Como ano passado ele caiu na malha fina da Receita Federal, por causa de falhas de um contador, este ano ele resolveu buscar auxílio do projeto para fazer sua declaração.

 — Espero que dessa vez dê tudo certo. Eu achei que aqui os alunos, junto com a professora, foram bem dedicados. Ano passado, deu tudo errado. Mas aqui não. Já estou vendo que é uma coisa mais séria. Com rigor, entendeu? Então, eu acredito que vai ser muito bom — disse ele.

Com 14 anos de existência na Universidade Rural, o projeto vem contribuindo para a cidadania da população de Seropédica e para o desenvolvimento profissional dos alunos. O professor Antônio José Patrocínio (mestre em Ciências Contábeis), que leciona disciplinas de finanças e contabilidade, é um dos envolvidos no programa. Ele contou que a ideia da atividade nasceu junto com a criação de vários cursos na UFRRJ, no Programa Reuni, do Governo federal.

 — Esse projeto começou quando o curso de Ciências Contábeis nasceu aqui na Rural, em 2010. Teve início com a professora Heloísa Lordello, e depois foi dando prosseguimento até hoje — contou ele.

Atualmente coordenado pela professora Mariana Campagnoni, do mesmo curso, o projeto de extensão se consolida como um dos mais bem sucedidos da Universidade Rural. Além disso, se amplia para um novo projeto de consultoria online aos contribuintes interessados em fazer a declaração de casa.

O projeto atende via agendamento através do e-mail: projetoirpf@gmail.com ou pelo telefone (21) 99280-1173. De terça a sexta-feira, das 14h às 17h, na sala 3, do Departamento de Ciências Contábeis e Finanças (DCCF) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA).

Texto: Igor Daniel Arruda (estudante de Jornalismo sob supervisão da professora Cristiane Venancio, da UFRRJ)

Fotos: Beatriz Machado (estudante de Jornalismo sob supervisão da professora Cristiane Venancio, da UFRRJ)

O professor Antônio Patrocínio (terceiro da esquerda para a direita) é um dos orientadores dos alunos voluntários do projeto Declaração do Imposto de Renda, do curso de Ciências Contábeis

O comerciante Geilson de Souza foi um dos moradores de Seropédica atendido pelo estudante Lucas Melo: “Aqui a coisa é séria”

 

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: