Começou nesta sexta-feira (01/05), na sede do Detran.RJ, o primeiro dia do mutirão especial para emitir carteiras de identidade para as pessoas que necessitam do documento com urgência. Muitas dessas pessoas tiveram suas fontes de renda interrompidas e precisam do documento de identidade para obter benefícios dos governos, como FGTS, auxílio emergencial de R$ 600,00 e retirada de remédios gratuitos.
Foi o caso de Sabrina Alves, vendedora ambulante de balas. Ela tentou retirar o auxílio emergencial do governo federal, mas estava sem a carteira de identidade e não conseguiu ter acesso ao benefício. “Ontem cheguei às 3h da manhã na Caixa Econômica Federal e, depois de horas na fila, fiquei sabendo que só conseguiria receber o auxílio com a minha identidade. Como perdi meu documento na última enchente de março, procurei logo o Detran para tirar a segunda via. Eu vendo balas nos ônibus, mas não estou podendo trabalhar porque tenho um problema pulmonar. Também não posso contar com o meu marido, que é diabético. Preciso demais desse auxílio e ainda bem que o Detran resolveu o meu problema muito rápido”, contou Sabrina.
Até as 16h, 186 pessoas já haviam sido atendidas. Mais de 20 requerimentos foram realizados por pessoas em situação de rua, como catadores e quem sobrevive de trabalhos avulsos, conhecidos como “bicos”. Todos foram encaminhados pelas secretarias de Assistência Social dos municípios e do Estado. Estima-se que cerca de 600 pessoas conseguirão emitir o RG nos três dias de atendimento.
“Estamos abrindo no feriado e fim de semana e atendendo as pessoas que precisam do documento para obter auxílios dos governos, como o seguro desemprego, o auxílio emergencial de R$ 600 e remédios gratuitos em farmácias. Também já estamos nos preparando para repetir a ação em outros fins de semana”, adiantou o presidente do Detran.RJ, Marcello Braga Maia.
O departamento também abrirá neste sábado (2) e domingo (3), das 8h às 16h, atendendo exclusivamente quem fizer o agendamento nos telefones 3460-4040 e 3460-4041 (região metropolitana), ou 0800 020-4040 e 0800 020-4041 (interior do Estado). A medida evita aglomerações que causam risco à saúde neste momento de pandemia. O Detran pede para que ninguém vá à unidade se não tiver recebido o aviso de agendamento.
Para obter a segunda via de identidade. será necessário apresentar a original da Certidão de Nascimento ou Casamento e DUDA pago (obter o documento no site do Detran http://detran.rj.gov.br/_docum
“Fui assaltada recentemente e estou precisando da segunda via da identidade para receber meu auxílio. Trabalho como babá e nessa pandemia fiquei sem renda. Quero agradecer ao Detran por realizar um mutirão para ajudar a quem mais precisa nesse momento”, disse a babá Andréa Veiga.
O Detran reforça ainda que cada pessoa deve entrar na unidade usando máscaras no rosto, que cubram nariz e boca. Não há necessidade de retirar a máscara para se comunicar com o funcionário.
ATENDIMENTOS DE EMERGÊNCIA CONTINUAM DE SEGUNDA A SEXTA
Desde o dia 16 de março, o Detran suspendeu serviços, prorrogou prazos e vem aplicando um plano de contingência para não deixar a população desassistida, ao mesmo tempo em que protege os seus funcionários.
“Começamos fazendo segunda via de Habilitação e Identificação para trabalhadores que precisavam se deslocar mesmo na quarentena. Trabalhadores da área de segurança e saúde, além dos motoristas profissionais vinham sendo atendidos no esquema de agendamento das prioridades. Na última semana percebemos aumento nas demandas por identidades para benefícios governamentais. Fizemos então este mutirão para reforçar e ampliar o escopo dos serviços. A ideia é sempre verificar quais demandas estão aumentando e adequar os nossos serviços, resguardando a população e nossos funcionários”, explicou o presidente do Detran.RJ Marcello Braga Maia.
Em caso de dúvida, o cidadão deve ligar para o teleatendimento antes de procurar uma unidade do Detran. Os números são 3460-4040 ou 3460-4041 (para a Região Metropolitana) e 0800-020-4040 ou 0800-020-4041 (para o interior).
Notícias de Seropédica, do Brasil e do Mundo