Cidade encontra-se no estágio de mobilização, apontou Centro de Operações, e há risco de pancadas de chuva entre a tarde e noite
A Prefeitura do Rio de Janeiro emitiu um alerta de risco de novas ocorrências decorrentes do temporal que atingiu a cidade na sexta-feira (25).
Desde a manhã deste sábado (26), a cidade encontra-se no estágio de mobilização, apontou o Centro de Operações da gestão municipal. Segundo o Alerta Rio, há risco de pancadas de chuva entre a tarde e noite de hoje.
Segundo o Centro de Operações da prefeitura, o Estágio de Mobilização é o segundo nível em uma escala de cinco e significa que há riscos de ocorrências de alto impacto na cidade.
De acordo com o sistema Alerta Rio, o sábado vai ser de céu nublado com alguns períodos de claro durante a manhã. No entanto, há previsão de novos temporais entre a tarde e a noite, com pancadas de chuva com intensidade de moderada a forte, que podem vir com raios e ventos fortes. A temperatura está em elevação, com mínima prevista de 19ºC e máxima de 31ºC.
Transtornos por causa da chuva forte
No começo da manhã deste sábado ainda havia reflexos do temporal da noite anterior. Bolsões d’água que ainda na manhã de sábado podem ser vistos na Avenida Brasil, nas imediações da Rodoviária Novo Rio, por exemplo.
De acordo com a prefeitura, foram acionadas 38 sirenes em 24 das 103 comunidades do Rio na noite de sexta-feira por causa do temporal. Choveu forte em vários bairros, com raios e trovoadas.
A cidade entrou em estágio de atenção por volta das 18h30. Cerca de uma hora e meia depois, a Avenida Niemeyer, que liga o Leblon a São Conrado, na Zona Sul, foi interditada nos dois sentidos. A medida foi para atender aos protocolos de segurança definidos pela Geo-Rio. A via ficou fechada ao tráfego de veículos por cerca de nove meses depois que um deslizamento de terra, no ano passado, deixou duas pessoas mortas.
Diversos bairros, de várias regiões da cidade, ficaram com as ruas alagadas como o Catete e o Jardim Botânico, na Zona Sul, e a Barra da Tijuca, na Zona Oeste.
A prefeitura informou que cerca de 500 garis foram mobilizados para atuar em diversos pontos da cidade na desobstrução de ralos, bolsões d’água e quedas de árvores em decorrência da chuva.
Até as 22h, a Defesa Civil registrou 11 chamados, sendo sete para vistoria em desabamento de estrutura ou ameaça, dois para queda de muro e dois relativos a dano por infiltração ou rachadura. Não houve registro de vítimas. Os bairros com maior incidência de ocorrências foram Quintino, na Zona Norte, Bangu e Tanque, na Zona Oeste.
Estado do RJ em estágio de alerta
A chuva forte não atingiu apenas a capital fluminense neste Natal. A Secretaria Estadual de Defesa Civil decretou estágio de alerta em todo o estado.
“Toda a estrutura da secretaria e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro ficará de prontidão, nas próximas 72 horas, atuando para prevenir e minimizar danos causados pelas precipitações”, informou a pasta no fim da noite de sexta-feira.
Após chuvas, carro fica submerso em via de Niterói, RJ — Foto: Victoria Teixeira/Arquivo Pessoal
De acordo com a Defesa Civil estadual, até a noite de sexta haviam sido acionadas 44 sirenes em todo o estado. Os municípios mais afetados, além da capital, foram Niterói, Magé e São Gonçalo, todos na Região Metropolitana.
Já o Corpo de Bombeiros havia realizado, até o fim da noite de sexta, mais de 60 atendimentos relacionados às chuvas nas últimas 24 horas.
Notícias de Seropédica, do Brasil e do Mundo
Deixe a sua opinião sobre o post