O município de Seropédica, sob a liderança do Prefeito Professor Lucas e com o apoio do Secretário de Trabalho, Emprego e Renda Nelson Matos, está empenhado em promover avanços na qualificação profissional para seus cidadãos, de forma a atender à crescente demanda do mercado de trabalho local. A importância dos cursos profissionalizantes, tanto para a geração de emprego quanto para a retenção de oportunidades na própria cidade, tem sido um ponto central da administração municipal. Frequentemente, empresas estabelecem suas operações em Seropédica, mas acabam preenchendo suas vagas com profissionais de outros municípios devido à falta de qualificação local. Essa realidade impulsionou o compromisso do Prefeito e do Secretário em investir em programas de capacitação.
No próximo dia 12 de novembro, será realizada uma reunião importante na Secretaria Estadual de Trabalho, no Rio de Janeiro, liderada pelo Secretário Estadual de Trabalho, Felipinho Ravis. Este encontro reunirá secretários de Trabalho, Emprego e Renda dos 92 municípios do Estado do Rio de Janeiro e contará com a representação do Fortrab (Fórum de Trabalho e Renda). Com o objetivo de alinhar iniciativas e ouvir as demandas de todas as regiões, Felipinho Ravis enfatizou a importância da união entre Estado e municípios: “Queremos fazer um super convite para, no dia 12 de novembro, 9h30 da manhã, aqui no prédio da Secretaria, você, gestor e secretário municipal, vir aqui tomar um café com a gente, pra gente tá falando de propostas, de projetos, de união, ouvindo vocês também, todas as demandas, independente do município, se for pequeno ou grande, a gente quer te ouvir e quer somar forças pra que a gente possa avançar junto à Brasília, junto também aqui ao governador Claudio Castro, para trazer as reivindicações sobre empregabilidade de cada município.”
Como Vice-presidente do Fortrab, o Secretário Nelson Matos irá apresentar propostas concretas para aumentar a geração de emprego em Seropédica. Entre as principais demandas, está a modernização do atendimento do Serviço Nacional de Emprego (Sine). Atualmente, todos os custos operacionais do Sine – desde o pessoal até o material de consumo e equipamentos – são arcados pela Prefeitura de Seropédica. Contudo, Matos lembra que o governo federal destina verbas de manutenção do Sine, que são repassadas ao governo estadual, e reivindica que esses recursos sejam efetivamente aplicados na melhoria do atendimento em Seropédica: “Nós queremos reivindicar ao secretário que essa verba seja efetivamente utilizada na modernização e no atendimento e na melhoria da qualidade de serviço a ser prestado pelo município, pelo SINE, através do município. Evitando que o gasto seja pago pela prefeitura”, explica Nelson Matos.
Outra pauta importante que será discutida é a criação de consórcios entre municípios para a captação de recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), destinados à qualificação profissional. A proposta de Nelson Matos visa estruturar parcerias regionais para viabilizar cursos gratuitos de formação profissional em municípios com menos de 200 mil habitantes, como é o caso de Seropédica. Dados levantados pelo Fórum de Trabalhadores do Estado indicam que 85% dos entrevistados, sobretudo mulheres, sentem a necessidade de qualificação para concorrer a melhores oportunidades de trabalho.
Matos destacou a relevância desta iniciativa para a atração de novas empresas ao município, aliada ao fortalecimento da mão de obra qualificada local: “Empregabilidade que aqui tem. Caso contrário, nós vamos conseguir trazer empresas para cá e não vamos ter mão de obra qualificada para atender a demanda das empresas. Então esse é o foco”. A reunião no dia 12 de novembro será uma oportunidade valiosa para fortalecer essas demandas junto ao governo estadual e alinhar esforços para que o município avance na promoção da empregabilidade e no desenvolvimento de sua força de trabalho, consolidando Seropédica como um polo de oportunidades.
Notícias de Seropédica, do Brasil e do Mundo
Deixe a sua opinião sobre o post