A Prefeitura de Seropédica através da Secretaria de Industria, Comércio, Ciência Tecnologia & Inovação, com apoio das Secretarias de Educação, Trabalho Emprego e Renda e Planejamento, estão realizando o Projeto de Gastronomia nas Escolas.
O Projeto tem como objetivo formar profissionais capacitados para o mercado de trabalho, através de conteúdos bem mais abrangentes do que a manipulação de alimentos e preparação de pratos.
O Curso tem como Madrinha a Primeira-dama Isabel Ribeiro, preocupada com alto índice de desemprego no município, por falta de uma profissão, destacando que o curso tem como foco na geração de renda. “O curso explora as oportunidades da gastronomia enquanto importante ferramenta de reinserção social e econômica. É por meio das qualificações que o cidadão aprende conceitos ligados às boas práticas de manipulação de alimentos, combate ao desperdício, consumo consciente, sustentabilidade, Mundo do Trabalho e técnicas culinárias”, destaca Primeira-dama Isabel
O Curso é Dirigido e Ministrado pelo Professor Chefe Marcio Lopes, com grande experiencia no ensino de Técnicas de Gastronomia. As aulas vão além das receitas e ingredientes. Os debates abordam também técnicas de produção, armazenamento, processamento e distribuição de alimentos prontos para o consumo, além das melhores práticas de manipulação de alimentos.
O Projeto teve início na Escola Municipalizada Olavo Bilac para os alunos do EJA (Educação de Jovens e Adultos). O Chefe Marcio Lopes na última aula ensinou o preparo de uma Feijoada. “A feijoada é um dos pratos típicos mais conhecidos e populares da culinária brasileira. Composta basicamente por feijão preto, diversas partes do porco, linguiça, farinha e o acompanhamento de verduras e legumes, ela é comumente apontada como uma criação culinária dos africanos escravizados que vieram para o Brasil. A primeira inscrição do curso houve uma grande procura, a primeira turma tinha 60 inscritos. A próxima Escola a receber este Projeto de Gastronomia vai ser a Escola Municipal Ronald Calegário, onde vou ensinar Técnicas de Petiscos de Botequim, entre eles o Torresmo de Rolo, muito apreciado”.
O Curso aborda: ‘Técnicas de Cozinha Industrial, Cozinha Italiana, com Massas frescas e molhos e Risotos, Comida de Boteco e Hamburgueria Visando um Nicho amplo de mercado, tendo em vista que 70% das Empresas que atendem a família brasileira, atuam no segmento de Alimentos e Bebidas e que apenas 2% da mão de obra que operam no segmento, possuem alguma formação”. Enfatiza o Chef Marcio Lopes.
Notícias de Seropédica, do Brasil e do Mundo
Deixe a sua opinião sobre o post