A Prefeitura de Seropédica realizou neste domingo (29), Campanha de Combate a Hanseníase na Praça Nildo Romano no km 49.
Como parte das ações que marcam o Dia Mundial de Luta contra a Hanseníase que foi comemorado no último dia 25 de janeiro, a Secretaria de Saúde de Seropédica lançou campanha com foco no diagnóstico precoce da doença e a divulgação do tratamento que é garantido pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A coordenadora do Programa Municipal de Controle a Hanseníase, Dra. Marinéa de Sousa Moreira, tirou algumas dúvidas sobre a doença e realizou exames nas pessoas presentes.
A data foi criada em 1954 pelo jornalista e ativista francês Raoul Follereau, com dois objetivos principais: defender a igualdade de tratamento das pessoas afetadas pela hanseníase e reeducar o público, corrigindo os equívocos históricos que cercam a doença, incluindo suas implicações médicas e sociais e os direitos das pessoas afetadas, pois, até a década de 1970, os doentes eram excluídos do convívio social e condenados ao confinamento em colônias.
Participaram do evento Agentes de Saúde dos PSFs, a Diretora das Áreas Programáticas, Márcia Cristina Targueta de Souza, a Coordenadora de apoio das áreas Programáticas, Fabiana Menezes de Miranda e a Diretora da Atenção Básica, Alessandra Vasconcelos Netto.
Notícias de Seropédica, do Brasil e do Mundo
Deixe a sua opinião sobre o post