Pista sentido SP da Serra das Araras será interditada para detonações de rochas; confira as datas
1 de setembro de 2024

Fechamento será nesta terça e quinta-feira, de 11h30 as 13h30, na altura do km 226. Implosão faz parte das obras de construção de um novo traçado da serra, que passa pela Via Dutra, entre os estados do RJ e SP.

A pista de subida da Serra das Araras (sentido São Paulo) será fechada em dois dias nesta semana para novas detonações de rochas. A interdição vai acontecer nesta terça e quinta-feira (3 e 5), das 11h30 às 13h30, na altura do km 226.

O trecho, que faz parte da Via Dutra, é a principal ligação entre os estados do Rio de Janeiro e São Paulo. A implosão faz parte das obras de construção do novo traçado da serra, entre Piraí (RJ) e Paracambi (RJ).

A previsão é de que a nova pista de subida seja entregue em 2028. Já a pista de descida deve ficar pronta em 2029.

Durante os períodos de interdição, os motoristas podem utilizar algumas das rotas alternativas. A Polícia Rodoviária Federal, no entanto, não recomenda porque os trechos são mais longos e aumentam o tempo de viagem. Veja abaixo:

Rotas alternativas

Sentido RJ

Veículos pesados (cargas) e leves: Sair da Via Dutra nos quilômetros 271 ou 264, acessar a BR-393 (Lúcio Meira) até Três Rios, acessar a BR-040 e seguir até o Rio de Janeiro

Apenas veículos leves: Sair da Via Dutra no quilômetro 276, acessar a RJ-155 (Saturnino Braga), seguir até a BR-101 (Rio-Santos), em Angra, e seguir sentido Rio de Janeiro

Sentido SP

Veículos pesados (cargas) e leves: Sair da BR-040, acessar a BR-393 em Três Rios e entrar na Via Dutra nos quilômetros 264 ou 271

Apenas veículos leves: Sair da BR-101 (Rio-Santos), em Angra, acessar a RJ-155 (Saturnino Braga) e entrar na Via Dutra no quilômetro 276

Novo traçado da Serra das Araras

Veja como vai ficar o novo traçado da Serra das Araras

O projeto prevê a readequação da pista de subida (sentido São Paulo), que será transformada em uma nova pista de descida (sentido Rio de Janeiro), e a construção de uma outra pista de subida.

Segundo a concessionária, em cada pista, o número de faixas vai passar de dois para quatro, sem contar o acostamento. Além disso, serão construídos 24 viadutos e três áreas de escape. Com o novo traçado, a velocidade máxima tanto na pista de subida quanto na de descida passará de 40 para 80 km/h.

De acordo com a empresa, as obras serão realizadas em um trecho de oito quilômetros por sentido, ou seja, 16 quilômetros de extensão, entre o km 225 e o km 233.

Ainda conforme a concessionária, além das melhorias já citadas acima, o novo traçado da Serra das Araras vai contar com:

  • 93 contenções
  • Oito pontos de ônibus
  • Três passarelas
  • Uma via marginal, na pista sentido SP
  • Novas câmeras de detecção automática de incidentes

Fonte: G1

 

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: