Termômetro registrou -8,5ºC, às 6h24. Por causa do frio intenso, dois córregos amanheceram congelados.
O Parque Nacional do Itatiaia (RJ) registrou a menor temperatura do Brasil nesta sexta-feira (19) após um termômetro marcar – 8,5ºC.
A temperatura foi registrada por volta de 6h24, em uma estação localizada a aproximadamente 2.450 metros de altitude.
O ranking anual de menores temperaturas é feito pela WS Consultoria Climatológica, empresa que possui parceria com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Com o frio intenso, dois córregos amanheceram congelados. Um deles ficam a 2.358 metros de altitude e o outro próximo ao Abrigo Rebouças.
Segundo a especialista em meteorologista da Tempo OK, Maria Clara Sassaki, os córregos amanheceram congelados devido à baixa temperatura registrada durante a madrugada e a manhã.
Nas imagens feitas pelo guia Demilson Rodrigues, é possível perceber as placas de gelo (veja acima).
Córregos amanhecem congelados no Parque Nacional do Itatiaia — Foto: Divulgação/Demilson Rodrigues
Menor temperatura do ano no Brasil é de – 11,8ºC
A menor temperatura do ano no Brasil também foi registrada no Parque Nacional do Itatiaia. A reserva registrou – 11,8ºC no dia 19 de junho.
A mínima foi registrada, às 2h44, em uma estação meteorológica da WS Consultoria Climatológica, empresa que possui parceria com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), próxima à nascente do Rio Campo Belo, a cerca de 2.450 metros de altitude.
Na ocasião, parte da vegetação foi coberta por agulhas de gelo. O fenômeno é chamado de needle ice.
Vegetação amanhece pintada de branco — Foto: Reprodução/Demilson Rodrigues
Câmeras monitoram parque 24h por dia
Em março deste ano, a administração da reserva instalou uma câmera há 2.584 metros de altitude e disponibilizou a transmissão ao vivo e de graça pela internet.
A câmera fica no Morro da Antena, na parte alta do parque, de onde é possível observar o Morro do Couto e o Pico das Agulhas Negras, além da parte rural de Itamonte (MG). À noite, as pessoas conseguem ver as luzes das cidades paulistas de Queluz e Cruzeiro.
Câmeras monitoram o Parque Nacional do Itatiaia 24h — Foto: Reprodução
Fonte: G1
Notícias de Seropédica, do Brasil e do Mundo
Deixe a sua opinião sobre o post