Mesmo com tempo chuvoso a Paroquia Nossa Senhora das Graças em Seropédica, ficou cheia de fieis neste domingo (4) que vieram de outras paroquias participarem da Santa Missa pela Família e participarem da famosa Feijoada da Comunidade do Cruzeiro.
Em sua homilia o Padre Paulo Sergio fala sobre a ganancia, de pessoas que acumulam dinheiro achando que vão viver para sempre. Acabam morrendo de repente e deixando tudo para trás.
“A liturgia deste domingo questiona-nos acerca da atitude que assumimos face aos bens deste mundo. Sugere que eles não podem ser os deuses que dirigem a nossa vida; e convida-nos a descobrir e a amar esses outros bens que dão verdadeiro sentido à nossa existência e que nos garantem a vida em plenitude. No Evangelho, através da “parábola do rico insensato”, Jesus denuncia a falência de uma vida voltada apenas para os bens materiais: o homem que assim procede é um “louco”, que esqueceu aquilo que, verdadeiramente, dá sentido à existência.
Na primeira leitura, temos uma reflexão sobre o sem sentido de uma vida voltada para o acumular bens… Embora a reflexão não vá mais além, ela constitui um patamar para partirmos à descoberta de Deus e dos seus valores e para encontramos aí o sentido último da nossa existência. A segunda leitura convida-nos à identificação com Cristo: isso significa deixarmos os “deuses” que nos escravizam e renascermos continuamente, até que em nós se manifeste o Homem Novo, que é “imagem de Deus”.
Nesta Santa Missa também e celebrado antecipadamente a Semana da Família que inicia no próximo dia 11 e vai até o dia 17 de agosto. Criada em 1992, a Semana Nacional da Família é um evento anual e integra o calendário das paróquias e comunidades de todo o Brasil.
A atividade inicia no domingo, 11 de agosto, Dia dos Pais, dentro do clima do mês vocacional, e prosseguirá até o próximo sábado, 17.
O tema central deste ano é “O amor é a nossa missão: a família plenamente viva”. O evento é motivado pela Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF), organismo vinculado à Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Após a Santa Missa os membros da Igreja parabenizaram o Paulo Sergio pelo Dia do Padre, e pelo belo trabalho que vem fazendo desde sua Ordenação. Logo em seguida teve início à Feijoada da Família, onde dezenas de famílias de várias paroquias vierem saborear um dos mais saborosos pratos típicos do Rio de janeiro. A feijoada foi feita por pessoas que fazem parte da comunidade do Cruzeiro. A meu ver uma das melhores Feijoadas de Seropédica, feita com carinho e muito amor das pessoas que fazem parte da paroquia Nossa Senhora das Graças Comunidade do Cruzeiro.
O Almoço foi animado pela Banda Raiz de Três, Vocalista Ricardo Rodrigues, Violão e voz: José Barbosa, Guitarra: Davi Leandro. Houve um Bingo com sorteio de duas churrasqueiras e uma Panela de Pressão. Estiveram presentes também, o Prefeito Anabal Barbosa de Souza e a Secretária de Educação, Cultura e Esportes, e primeira Dama do Município, Sra. Sônia Oliveira de Souza.
Notícias de Seropédica, do Brasil e do Mundo