As obras de drenagem na Rua 53, no bairro Campo Lindo, km 39, em Seropédica, estão em andamento, utilizando manilhas de 600 mm e a construção de caixas de passagem a cada 25 metros. Essas medidas demonstram o compromisso com a execução de obras de qualidade e duradouras, assegurando uma infraestrutura eficiente e responsável.
Após a conclusão do manilhamento, a rua será pavimentada com ralos distribuídos uniformemente em todos os locais de caimento. Vale lembrar que, antes do início dos serviços, foram realizados estudos topográficos para fornecer subsídios fundamentais, que servem de base para os demais estudos e detalhamento do projeto, com o objetivo de evitar alagamentos.
A etapa de topografia possibilitou avaliar as condições de vazão dos dispositivos de drenagem já existentes e dimensionar as manilhas propostas neste projeto.
O Secretário de Obras, Patrick Figueira, destacou que a longevidade de um pavimento é diretamente proporcional à qualidade da drenagem do seu projeto. O maior inimigo de qualquer pavimento, seja ele rígido, flexível ou de material granular, é o acúmulo de água na pista durante os períodos críticos de chuva. A drenagem é um dos elementos mais negligenciados na infraestrutura, o que pode causar enormes prejuízos materiais e riscos para os que trafegam. Por isso, muitas obras realizadas precisaram ser refeitas, resultando em gastos de tempo e dinheiro que poderiam ter sido aplicados em novos projetos.
Notícias de Seropédica, do Brasil e do Mundo
Deixe a sua opinião sobre o post