Os Núcleos da Melhor Idade do Bairro Jardim Maracanã e do Bairro Vera Cruz no km 42, se uniram e foram fazer uma caminhada com exercícios físicos nesta última sexta-feira (5) dentro do Campus da UFRRJ em Seropédica.
Com foco cada vez mais voltado às políticas públicas de inclusão e de melhoria da qualidade de vida das pessoas da terceira idade, a Prefeitura de Seropédica, através da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, mantem cinco Núcleos da Melhor Idade, em vários bairros do município: Fazenda Caxias, Campo Lindo, Vera Cruz, Canto do Rio e Jardim Maracanã.
Os passeios e exercícios diários, realizados pela Coordenação de cada Núcleo tem como objetivo à prevenção e promoção de saúde para uma melhor qualidade de vida. Durante toda semana os Núcleos promovem uma variedade de trabalhos, como Dança, Canto, Exercícios, Passeios entre outras atividades contribuindo para uma vida mais saudável promovendo bem-estar físico, social e mental.
Diariamente são realizados vários tipos de atividade desenvolvidas no grupo: alongamento, coordenação motora, exercícios aeróbicos, flexibilidade, equilíbrio, resistência muscular, relaxamento, dança e caminhada, sempre acompanhado por instrutores e professores de educação física.
A população idosa atualmente é uma classe que desperta grande interesse social e médicos apontam que, quanto mais ativo se torna um indivíduo, mais benefícios e segurança ele terá na execução de suas atividades diárias a exemplo: levantar-se, vestir-se, tomar banho, sentar ou caminhar.
Através de atividades que buscam movimentar o corpo os exercícios podem restaurar e preservar a força na terceira idade, contribuindo dessa forma com sua mobilidade nas tarefas diárias. Além disso, médicos e professores de educação física apontam que idosos sofrem acidentes domésticos, e o exercício contribui para que estes não ocorram, reduzindo também a taxa de sedentarismo e consequentemente melhorando a qualidade de vida.
Fotos: Coordenação dos Núcleos
Notícias de Seropédica, do Brasil e do Mundo
Deixe a sua opinião sobre o post