Canal para eleitor no Emergência RJ vai funcionar a partir de segunda-feira
A Secretaria de Estado de Segurança vai incluir no aplicativo Emergência RJ um canal para o cidadão denunciar crimes eleitorais no Estado do Rio. As denúncias serão encaminhadas diretamente ao Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) e o anonimato é garantido. A novidade estará disponível para os sistemas Android e IOS até segunda-feira.
A iniciativa de incluir denúncias eleitorais no aplicativo é resultado da Coalizão Eleitoral, comitê de ação integrada comandado pelo presidente do TRE-RJ e formado também por Procuradoria Regional Eleitoral, Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro e instituições ligadas à àrea de Segurança Pública, como a Secretaria de Estado de Segurança, a Guarda Municipal, o Corpo de Bombeiros, a Polícia Rodoviária Federal, a Polícia Federal e as polícias Civil e Militar.
Para denunciar, é importante anexar fotos quando for possível e de relatar o máximo de informações que permitam a investigação.
O Emergência RJ está disponível para download na Apple Store e Google Play. Após o download, o usuário deve preencher os dados cadastrais e validar uma conta de e-mail ou Facebook, permitindo a identificação instantânea em um chamado. Apesar do cadastramento, a denúncia chegará com anonimato à Central do 190 e encaminhada ao TRE.
Denúncias
– Compra de votos;
– Transporte gratuito de eleitor;
– Boca de urna (campanha no dia da eleição);
– Utilização da máquina pública em campanhas;
– Ameaça ao exercício do voto (ser impedido de votar);
– Votar ou tentar votar mais de uma vez ou em lugar de outro eleitor;
Notícias de Seropédica, do Brasil e do Mundo