Nesta sexta-feira (18) vai ser o último dia do Castramóvel RJPET em Seropédica, com castrações de Gatos
17 de agosto de 2023

O Castramóvel RJPET está se despedindo de Seropédica, após castrar cerca de 2100 animais entre cães e gatos. 

Nesta próxima sexta-feira dia (18), o Castramóvel só vai atender Gatos que já estão cadastrados no site https://rjpet.com.br/entrar.  O Castramóvel conta em média com uma equipe de 25 profissionais, entre veterinários, técnicos e auxiliares, atuando desde a castração até a devolução do animal para o tutor. Todo o procedimento leva no mínimo 45 minutos.

O Prefeito Professor Lucas, conseguiu através do Governador Claudio Castro, que o Castramóvel ficasse em Seropédica do dia 17 de julho até 18 de agosto, para castrar o máximo de animais possíveis. Diariamente era realizado 200 inscrições para castração, muitas pessoas não compareciam, ou alguns animais estavam debilitados para sofrer cirurgia, acima do peso, ou idade avançada.

História de Amor aos Animais 

O Morador Thiago Almeida Dias, de Seropédica, sua esposa e amigos, pegavam os cães soltos na rua, levavam para casa, dava banho, e cadastravam para fazer a Castração. Após a castração cuidavam do animal até ficar recuperado da cirurgia. Segundo Thiago, eles conseguiram levar 63 animais para fazer castração. Cada um do grupo cadastrava 8 animais, que é o máximo permitido por pessoa. 

Beneficios da Castração

A castração é um procedimento cirúrgico feito em animais domésticos para impedir que eles se reproduzam sem controle. Além disso, a castração traz inúmeros benefícios para saúde do animal.

O cio gera um grande estresse para o animal doméstico não castrado. O instinto desses animais (cães e gatos) faz com que neste período eles sintam uma vontade incontrolável de cruzar, eles ficam doidos e fazem de tudo para conseguir. Neste estado o animal pode fugir, se envolver em brigas e voltar para casa machucado ou não voltar. Então para o animal doméstico que não é criado para reprodução, a castração é o ideal, pois evita ninhadas indesejadas, fugas, brigas e problemas de saúde.

Nas fêmeas – cadelas ou gatas – a castração diminui o risco de desenvolver câncer de mama. Sendo comprovado que as cadelas castradas antes do primeiro cio têm 100% de chance de não desenvolver o câncer, pois ela não vai entrar no cio e não vai produzir o hormônio que causa o câncer.

No macho a castração evita o desenvolvimento do câncer de próstata. E ele fica menos agressivo, pois perde a necessidade de cruzar e de marcar território.

O comportamento do animal não muda, ele vai continuar sendo o mesmo, não vai deixar de brincar ou de proteger a casa. Ele apenas não vai sentir necessidade de cruzar, evitando a agitação característica do período do cio.

Thiago Almeida Dias

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: