Candidato está matematicamente eleito com mais de 74% dos votos válidos com mais de 98% das seções totalizadas. Apuração segue na cidade.
Hingo Hammes, do PP, está matematicamente eleito prefeito de Petrópolis (RJ), na Região Serrana do Rio, neste domingo (27), no segundo turno das eleições municipais, com mais de 74% dos votos válidos e 98% das seções totalizadas. O vice-prefeito é o Albano Batista Filho, conhecido como Baninho. Já o candidato Yuri Moura, do Psol, segue com pouco mais de 25% dos votos. A apuração continua na cidade e os dados desta reportagem estão sendo atualizados.
A disputa na cidade precisou ir para o segundo turno depois que, no primeiro turno, em 6 de outubro, nenhum candidato alcançou mais da metade dos votos válidos (excluídos os votos em branco e os votos nulos). Na ocasião, Hingo Hammes recebeu 78.734 votos (49,96%) e Yuri Moura 28.001 (17,77%) dos 157.582 votos válidos.
Em todo o Brasil, 51 municípios tiveram disputa para prefeito em segundo turno. No estado do Rio de Janeiro, ocorreu em apenas duas cidades: Petrópolis e Niterói.
Sobre Hingo Hammes
Hingo Hammes tem 46 anos, é casado e tem um filho de 11 ano. Ele cumpria o segundo mandato de vereador quando se candidatou. Saiba mais sobre a vida do candidato eleito.
Hingo nasceu em Petrópolis em 1977, se formou em Educação Física e tem especialização em gestão esportiva. Foi presidente da Liga Petropolitana de Desportos de 2014 a 2016 e foi secretário Municipal de Esportes por dois anos, entre 2017 e 2019. Ele ingressou na Câmara Municipal em 2019 como vereador suplente, e, no mesmo ano, foi eleito presidente do Legislativo Municipal.
Segundo a assessoria do político, neste período de um ano e onze meses de mandato, apresentou mais de 680 proposições e teve 33 Projetos de Lei aprovados. Ainda apresentou 40 Indicações Legislativas, 15 Projetos de Resolução, 598 Indicações, oito Projetos de Lei Substitutivos e três Emendas à Lei Orgânica.
Também foi autor da lei que exige ficha-limpa para nomeação em cargos de confiança e funções gratificadas, e também promoveu mudanças no Regimento Interno da Câmara para tornar as regras mais transparentes.
Em 2020, concorreu ao cargo de vereador e foi o quarto mais votado da cidade. Assumiu a função em janeiro de 2021, quando novamente foi eleito presidente da Câmara.
Prefeito interino
Ainda em 2021, foi prefeito interino de Petrópolis por onze meses, enquanto Rubens Bomtempo, atual prefeito, ficou afastado do cargo pela Justiça Eleitoral.
O partido Progressistas (PP) confirmou o nome de Hingo Hammes como candidato à Prefeitura de Petrópolis em convenção partidária realizada no dia 28 de julho. Integram a coligação de apoio os partidos União Brasil, PRD, MDB, DC, PMN e o PL, que indicou Baninho como candidato a vice-prefeito da chapa.
Jogo Eleitoral
Confira quais foram as respostas do candidato para dez perguntas feitas pelo g1 no Jogo Eleitoral:
Infraestrutura: Qual é o projeto para evitar mais vítimas em casos de catástrofes naturais como as de 2011 e 2022?
R: A primeira medida é implementar o Plano Diretor de Prevenção de Desastres, com obras de drenagem, revisão dos mapas de risco e uso dos radares mais modernos. Vamos criar uma cultura de prevenção na cidade, especialmente no verão, além de fornecer instruções sobre ações em chuvas fortes.
Fonte: G1
Notícias de Seropédica, do Brasil e do Mundo
Deixe a sua opinião sobre o post