Floresta Nacional Mario Xavier comemora 32 anos de existência em Seropédica
9 de outubro de 2018

A Floresta Nacional Mário Xavier do município de Seropédica, foi legalmente criada em 1986 pelo Decreto Federal nº 93369 e abrange uma área de aproximadamente 493 hectares. Abriga em seus limites o fragmento florestal nativo mais significativo do município, ameaçado constantemente pelos incêndios e pelo pastoreio sem controle. É administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Tem uma parte de sua área derrubada, devido a construção do Arco Metropolitano, onde durante as obras foram interrompidas devido ao Habitat natural da quase extinta da Physalaemus Soaresi, também conhecida como rãzinha, única espécie no Brasil.

Adapt Link Internet - Black Friday

(Abaixo a História da Flona Mario Xavier e fotos do evento.)

O Chefe na Flona Mário Xavier, Ricardo Nogueira, inicia o evento as 9:00 horas, agradecendo a presença de todos: Os alunos da UFRRJ, os alunos Colégio Estadual Presidente Dutra, o Chefe da EMBRAPA, Gustavo Xavier, o Secretário de Agricultura e equipe de Paracambi,  César Seleri da CEDAE, professores do Departamento de Geografia,  Dr. Heitor S. Farias,  Regina Cohen,  Andrews Lucena, Leandro D. Oliveira, os servidores do IBAMA, a Diretora da EE Presidente Dutra, funcionárias da CBTU, os representantes de FURNAS, Geraldo Espinola, Valeria e Antônio Ricth, a Secretaria de Meio Ambiente e Agronegócios de Seropédica, João Luiz de Souza Monteiro e Hugo Bertolouto de Souza, a Professora, Pesquisadora e Ambientalista da UFRRJ, Dra. Karine Bueno Vargas.

Logo a seguir Ricardo inicia com apresentação da História do antigo Horto Florestal até a época atual. Logo depois a Ambientalista Dra. Karine fez uma apresentação de seu projeto que vai ajudar muito os alunos das escolas do município. Em seguida foi feito o descerramento da Placa e inaugurado o Centro de Vivencia Jair Costa, em homenagem pelos 53 anos dedicados a Flona Mario Xavier.  Em seguida foi oferecido um delicioso Coffee Break a todos presentes.

Após o coffee break foram plantadas 32 mudas de árvores nativas na entrada principal da Flona Mário Xávier para simbolizar a idade da Unidade de Conservação. Em seguida foram separados dois grupos para percorrem a Trilha do Triangulo que faz parte do projeto da Prof. Karine, e os alunos do curso de geografia da UFRRJ foram os monitores da trilha, apresentando o roteiro biogeográfico, que destaca 14 pontos de interesse na paisagem. Tal atividade encerou-se as 13 h, finalizando o evento.