Fiocruz Mata Atlântica recebe alunos da UFRRJ para aula prática na Estação Biológica
4 de novembro de 2024

A Fiocruz Mata Atlântica (FMA) recebeu, na última semana, 26 alunos dos cursos de Engenharia Florestal e Bacharelado em Ciências Biológicas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), para uma aula prática na Estação Biológica Fiocruz Mata Atlântica (EFMA), que incluiu a atividade Diálogos em Educação, Saúde e Ambiente na Sala Verde. A iniciativa foi coordenada pelo professor Rodolfo Abreu, do Departamento de Ciências Ambientais da UFRRJ. “A atividade faz parte das aulas práticas da disciplina de Dendrologia, que consiste na identificação de famílias de árvores de Mata Atlântica a partir de um conjunto de caracteres vegetativos (não florais) como tipo de casca, odor característico de folhas ou troncos, estruturas nas folhas, filotaxia etc.”, explica o Abreu.

Fiocruz Mata Atlântica recebeu 26 alunos dos cursos de Engenharia Florestal e Bacharelado em Ciências Biológicas da UFRRJ (foto: Fiocruz Mata Atlântica)

Segundo a coordenadora do Escritório Técnico de Gestão, Conservação Ambiental e Restauração Ecológica da Fiocruz Mata Atlântica, Andrea Vanini, a FMA tem parceria com a UFRRJ para contribuir com ações como essa aula prática. “A EFMA é um laboratório natural para pesquisas em biodiversidade e saúde e espaço para experimentação de tecnologias sociais para a resolução de problemas socioambientais locais. Um ambiente estratégico para pesquisas sobre a Mata Atlântica, que é um dos biomas mais importantes e ameaçados do mundo”, destacou Vanini.

A Fiocruz Mata Atlântica, através da EFMA, está disponível para receber aulas práticas e projetos de pesquisas de universidades (foto: Fiocruz Mata Atlântica)

Para o coordenador executivo da Fiocruz Mata Atlântica, Ricardo Moratelli, a Fiocruz Mata Atlântica, através da EFMA, está disponível para receber aulas práticas e projetos de pesquisas de universidades. “O espaço compreende 430 hectares (86%) do campus da FMA e apoia, estimula e acolhe a pesquisa, a inovação, a educação e a disseminação e divulgação de conhecimentos sobre a complexidade socioambiental e a relação entre biodiversidade e saúde, objetivos esses alinhados à missão da Fiocruz. Por isso, oferece um ambiente controlado para estudos de longo prazo sobre biodiversidade e ecossistemas, é utilizada para a formação prática de estudantes e pesquisadores, oferecendo a eles a oportunidade de aprender em um ambiente natural e diretamente com seu objeto de estudo”, afirma Moratelli.

O agendamento de aulas práticas na EFMA pode ser realizado a partir do e-mail: pdcfma@fiocruz.br.

Fonte: Agência Fiocruz de Notícias

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: