O estudante Caio Filipe Cunha de Moura, matriculado na 2ª série do Ensino Médio do Colégio Técnico da UFRRJ, o CTUR, conquistou medalha de Ouro, na modalidade A, da Olimpíada Brasileira de Química (OBQ), realizada em 2024.
A OBQ é destinada aos estudantes do Ensino Médio e Tecnológico matriculados em escolas públicas e privadas do Brasil. Os participantes são inscritos em duas modalidades: Modalidade A – alunos da 1ª e da 2ª série e Modalidade B – alunos da 3ª série. Os estudantes são testados em exames teóricos, cujas avaliações são compostas por questões de múltipla escolha e analítico-expositivas.
A solenidade de premiação aconteceu no dia 7 de dezembro de 2024, no Auditório do Colégio Pedro II – câmpus Tijuca II, no Rio de Janeiro. Caio foi o único medalhista de ouro na modalidade A em todo o estado. “Confesso que todas as fases eu fiz meio desacreditado, porém, sempre dava certo, então acho que o segredo é nunca desistir. A química não é algo que eu quero seguir para minha carreira profissional, mas é algo que eu gosto e respeito muito, o que tornou como consequência, essa conquista”, declarou o estudante.
Em 2025, Caio poderá participar da Seletiva Internacional que representará o Brasil na 57th International Chemistry Olympiad (IChO), competição que será realizada nos Emirados Árabes Unidos. “Estou muito grato por ter sido o primeiro medalhista desta área no CTUR e agora, é necessário me dedicar para passar nas seletivas internacionais e representar tanto nosso colégio quanto nosso país na IChO (International Chemistry Olympiad), em Dubai. Gostaria de dedicar essa conquista a todos que fizeram parte desta trajetória, que nunca me deixaram desistir e que estavam lá quando eu precisava. Estou muito feliz com essa medalha, mas sei que é apenas mais um marco de muitos que ainda vão vir tanto em meu percurso acadêmico, quanto no CTUR”, finalizou Caio.
A equipe de Química do CTUR, composta pelos professores Juliano Almeida, Rosana Petinatti e Romulo Correia, e toda comunidade cturiana parabenizam Caio pela sua conquista.
Texto com informações do Colégio Técnico da UFRRJ
Notícias de Seropédica, do Brasil e do Mundo
Deixe a sua opinião sobre o post