Empresa júnior de Agronomia da UFRRJ em Seropédica oferece consultoria na área de plantio sustentável
18 de outubro de 2024

Estudantes de Agronomia orientam plantio saudável

Cultivo saudável ao alcance de todos

Em uma sociedade caracterizada pela dinamização das tarefas e rapidez na execução dos compromissos do dia a dia, os alimentos ultraprocessados servem como a melhor alternativa. Entretanto, pesquisas recentes comprovam que consumir produtos prontos disponíveis em mercados não é tão bom assim. Isso porque tais alimentos são prejudiciais à saúde, uma vez que são ricos em gordura, açúcar e sal. 

Não é de hoje a informação de que os alimentos ultraprocessados são considerados vilões para a saúde da população ao provocar obesidade, doenças cardiovasculares e diabetes. O artigo “Mortes prematuras atribuíveis ao consumo de alimentos ultraprocessados”, da USP, Fiocruz, Unifesp e Universidade de Santiago de Chile, publicado em novembro de 2022 no American Journal of Preventive Medicine,  mostra que os alimentos ultraprocessados matam 57 mil pessoas por ano no Brasil. Segundo a pesquisa, esse número é equivalente a 10,5% das mortes precoces de brasileiros entre 30 e 69 anos e é superior ao total de mortes por homicídios, câncer de mama, de próstata e acidentes de trânsito. 

Para escapar da possibilidade de adoecer, é necessário optar por alimentos naturais, que não sofrem alterações depois de serem colhidos e, por isso, são ricos em nutrientes e vitaminas. Com o objetivo de ensinar à população as formas de utilizar a terra para este fim, a Rural Consultoria Júnior, uma empresa júnior composta por alunos de Agronomia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, oferece serviços de análise do solo, com projetos e práticas sustentáveis, que reduzem a quantidade de insumos utilizados visando a qualidade dos alimentos saudáveis.

A empresa oferece diversos serviços, sendo todos pautados com foco na sustentabilidade, e é gerida pelos alunos que são orientados por professores de diversas áreas. Segundo os representantes da consultoria, o objetivo é capacitar pequenos e médios produtores para adotarem técnicas que favoreçam sistemas de cultivo mais naturais, como o orgânico, ou mesmo otimizar os sistemas convencionais, com práticas que reduzam o uso de insumos químicos, enquanto se aprimoram e colocam em prática os conhecimentos obtidos em aula.

— Trabalhamos com produtores, especialmente de horticultura, que preferem sistemas de cultivo orgânico. Mesmo nos sistemas convencionais, priorizamos práticas sustentáveis para reduzir o uso de insumos, garantindo alta produtividade e a diminuição dos custos. Qualquer sistema de produção, quando conduzido com as práticas corretas, pode gerar alimentos de qualidade — explicou Arthur Alves, diretor de marketing da Rural Consultoria.

Com um histórico de mais de 160 clientes atendidos, a Rural Consultoria Júnior destaca o atendimento personalizado que oferece a cada projeto. A empresa tem conquistado reconhecimento e clientes há mais de 10 anos, tendo sido fundada no ano de 2010. A agência de consultoria é a primeira empresa júnior do ramo de Agronomia no Estado do Rio de Janeiro.

— Iniciamos a conversa com os clientes entre dois e quatro dias, e fazemos uma reunião diagnóstico, de acordo com a disponibilidade deles — esclareceu Arthur Alves.  — O tempo de execução dos projetos varia, podendo levar de semanas a meses, dependendo da sazonalidade e das especificidades do serviço prestado.

Essas iniciativas não só ajudam a melhorar a qualidade dos alimentos, como também incentivam práticas que respeitam o meio ambiente e oferecem à população alternativas para se afastar do consumo de ultraprocessados e optar por uma alimentação mais saudável. 

Todos os projetos desenvolvidos pela empresa prezam por um processo o mais orgânico possível, seja na horticultura ou em sistemas convencionais. A sustentabilidade se estrutura na redução dos insumos, aumento da produtividade e diminuição dos custos. Com esses detalhes regularmente cumpridos em todos os sistemas de produção, a Rural Consultoria mostra que é possível a preparação de alimentos saudáveis sem que as verduras precisem de um coach de crescimento (um regulador que ajuda o desenvolvimento das plantas).

E para os interessados, é possível entrar em contato e encontrar mais informações a respeito da empresa de agronomia através do site ou do Instagram:

Rural Consultoria Júnior | Consultoria Agrícola RJ (ruralconsultoriajr.com.br)

https://www.instagram.com/ruralconsultoriajunior.

Texto: Maria Fernanda Monteiro, Isabelle Valente de Souza e Luciana Gomes Soares

Fotos: Arthur Alves

Reportagem feita por estudantes de Jornalismo da UFRRJ sob supervisão da professora Cristiane Venancio

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: