Estudantes de Agronomia orientam plantio saudável
Cultivo saudável ao alcance de todos
Em uma sociedade caracterizada pela dinamização das tarefas e rapidez na execução dos compromissos do dia a dia, os alimentos ultraprocessados servem como a melhor alternativa. Entretanto, pesquisas recentes comprovam que consumir produtos prontos disponíveis em mercados não é tão bom assim. Isso porque tais alimentos são prejudiciais à saúde, uma vez que são ricos em gordura, açúcar e sal.
Não é de hoje a informação de que os alimentos ultraprocessados são considerados vilões para a saúde da população ao provocar obesidade, doenças cardiovasculares e diabetes. O artigo “Mortes prematuras atribuíveis ao consumo de alimentos ultraprocessados”, da USP, Fiocruz, Unifesp e Universidade de Santiago de Chile, publicado em novembro de 2022 no American Journal of Preventive Medicine, mostra que os alimentos ultraprocessados matam 57 mil pessoas por ano no Brasil. Segundo a pesquisa, esse número é equivalente a 10,5% das mortes precoces de brasileiros entre 30 e 69 anos e é superior ao total de mortes por homicídios, câncer de mama, de próstata e acidentes de trânsito.
Para escapar da possibilidade de adoecer, é necessário optar por alimentos naturais, que não sofrem alterações depois de serem colhidos e, por isso, são ricos em nutrientes e vitaminas. Com o objetivo de ensinar à população as formas de utilizar a terra para este fim, a Rural Consultoria Júnior, uma empresa júnior composta por alunos de Agronomia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, oferece serviços de análise do solo, com projetos e práticas sustentáveis, que reduzem a quantidade de insumos utilizados visando a qualidade dos alimentos saudáveis.
A empresa oferece diversos serviços, sendo todos pautados com foco na sustentabilidade, e é gerida pelos alunos que são orientados por professores de diversas áreas. Segundo os representantes da consultoria, o objetivo é capacitar pequenos e médios produtores para adotarem técnicas que favoreçam sistemas de cultivo mais naturais, como o orgânico, ou mesmo otimizar os sistemas convencionais, com práticas que reduzam o uso de insumos químicos, enquanto se aprimoram e colocam em prática os conhecimentos obtidos em aula.
— Trabalhamos com produtores, especialmente de horticultura, que preferem sistemas de cultivo orgânico. Mesmo nos sistemas convencionais, priorizamos práticas sustentáveis para reduzir o uso de insumos, garantindo alta produtividade e a diminuição dos custos. Qualquer sistema de produção, quando conduzido com as práticas corretas, pode gerar alimentos de qualidade — explicou Arthur Alves, diretor de marketing da Rural Consultoria.
Com um histórico de mais de 160 clientes atendidos, a Rural Consultoria Júnior destaca o atendimento personalizado que oferece a cada projeto. A empresa tem conquistado reconhecimento e clientes há mais de 10 anos, tendo sido fundada no ano de 2010. A agência de consultoria é a primeira empresa júnior do ramo de Agronomia no Estado do Rio de Janeiro.
— Iniciamos a conversa com os clientes entre dois e quatro dias, e fazemos uma reunião diagnóstico, de acordo com a disponibilidade deles — esclareceu Arthur Alves. — O tempo de execução dos projetos varia, podendo levar de semanas a meses, dependendo da sazonalidade e das especificidades do serviço prestado.
Essas iniciativas não só ajudam a melhorar a qualidade dos alimentos, como também incentivam práticas que respeitam o meio ambiente e oferecem à população alternativas para se afastar do consumo de ultraprocessados e optar por uma alimentação mais saudável.
Todos os projetos desenvolvidos pela empresa prezam por um processo o mais orgânico possível, seja na horticultura ou em sistemas convencionais. A sustentabilidade se estrutura na redução dos insumos, aumento da produtividade e diminuição dos custos. Com esses detalhes regularmente cumpridos em todos os sistemas de produção, a Rural Consultoria mostra que é possível a preparação de alimentos saudáveis sem que as verduras precisem de um coach de crescimento (um regulador que ajuda o desenvolvimento das plantas).
E para os interessados, é possível entrar em contato e encontrar mais informações a respeito da empresa de agronomia através do site ou do Instagram:
Rural Consultoria Júnior | Consultoria Agrícola RJ (ruralconsultoriajr.com.br)
https://www.instagram.com/ruralconsultoriajunior.
Texto: Maria Fernanda Monteiro, Isabelle Valente de Souza e Luciana Gomes Soares
Fotos: Arthur Alves
Reportagem feita por estudantes de Jornalismo da UFRRJ sob supervisão da professora Cristiane Venancio
Professora adjunta do curso de Comunicação Social / Jornalismo da UFRRJ há 13 anos. Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Portugal) e mestre em Estratégia e Gestão pela UFRRJ. Foi repórter e editora da agência O Globo e do jornal Extra.
Deixe a sua opinião sobre o post