Devido a pandemia do novo coronavírus, o cenário econômico tem sido duramente impactado no Brasil. Segundo o último balanço do Pulso Empresa do IBGE, que monitora os impactos da pandemia da COVID-19 na economia brasileira, em Agosto de 2020, 33,5% das empresas das empresas em funcionamento reportaram que a pandemia teve um efeito negativo sobre a empresa. Enquanto que 28,6% das empresas em funcionamento reportaram que a pandemia teve um efeito positivo sobre a empresa. E ainda 8,1% das empresas em funcionamento reduziram o número de funcionários.
No entanto, na contramão da crise, segundo o Portal do Empreendedor, aponta um crescimento de Microempreendedores Individuais (MEI) no País. No ano de 2013 o Brasil contava com mais de 3 milhões de MEI, neste ano de 2020 ultrapassou a marca de 10 milhões.
Para quem é MEI ou Autônomo, é importante ter cautela na hora de empreender ou manter um negócio. Veja abaixo alguns erros apontados em pesquisa pela revista EXAME que quase todo empreendedor comete:
1 – Achar que empreender trará dinheiro rápido
2 – Não saber o seu diferencial
3 – Investir rios de dinheiro em qualquer tipo de marketing
4 – Desconsiderar o capital de giro no seu orçamento
5 – Deixar de lado o caixa da empresa
Muito cuidado em adquirir dívidas, como empréstimos, para começar um negócio. É furada! Vá aos poucos e só tome algum empréstimo, em ultimo caso, quando tiver um excelente conhecimento de finanças pessoais.
Faça essa reflexão e tenha um bom domingo!
Duvidas? Entrem em contato com Debora Santos pelos contatos:
E-mail: desembola.negocios@gmail.com
Ou pelo Instagram @desembola.negocios
Por: Debora Santos
Débora tem 28 anos, atualmente é gestora numa multinacional e fundadora do @desembola.negocios.
Formada em Engenharia de Produção e MBA em Gestão de Negócios. Conta ainda com curso de Gestão de Projetos no exterior e realiza mentoria gratuita a microempreendedores no Instagram, terá uma coluna semanal com o intuito de desenvolvimento aos empreendedores.