Em caso de 2º turno Castro venceria em todos os cenários, mas em empate técnico com Freixo. O socialista é o mais rejeitado, mas contornável
Nova pesquisa para eleição para governador do Rio de Janeiro em 2022, desta vez Ideia/Exame e cometendo um erro grave, sem trazer o nome de Anthony Garotinho (União Brasil), apesar do mesmo já ter dito que é pré-candidato. A pesquisa divulgada nesta quinta-feira, 16/6, mostra que se a eleição fosse hoje o 2º turno seria com o governador Claudio Castro (PL) e o deputado federal Marcelo Freixo (PSB), 29% e 25% respectivamente. Já se o nome do ex-prefeito Marcelo Crivella (Republicanos) fosse incluído, Freixo encosta mais em Castro, ficando o governador com 24% e Freixo com 23%.
A pesquisa que ouviu 1.000 pessoas no estado do Rio de Janeiro, entre os dias 10 e 15 de junho, por telefone, tem margem de erro de 3%. E foi registrada no TSE com o número RJ-02458/2022. Normalmente a pesquisa por telefone tem um grau de precisão menor que a presencial, como a feita pela Prefab e que trouxe o nome de Anthony Garotinho.
Nos cenários o candidato de Eduardo Paes (PSD), Felipe Santa Cruz (PSD), continua patinando com 3% nos 2 cenários da pesquisa. Já o ex-prefeito de Niterói, Rodrigo Neves (PDT) mostra que está na briga oscilando de 8% a 10%. Já Paulo Ganime (Novo) continua com seus 2%, nada mal para um deputado federal completamente desconhecido pela população.
Castro vai bem também na espontânea, quando não é apresentado os candidatos, com 18% e Freixo com 13%. Lá atrás Crivella e Neves tem 2%, Santa Cruz, Ganime e Paes 1%. Novamente, vale citar, a estranha ausência do ex-governador Garotinho.
Cenário 1 – Eleições 2022 Governador do Rio
- Cláudio Castro – 24%
- Marcelo Freixo – 23%
- Marcelo Crivella – 10%
- Rodrigo Neves – 8%
- Felipe Santa Cruz – 3%
- Emir Larangeira – 2%
- Cyro Garcia – 2%
- Paulo Ganime -2%
- Eduardo Serra – 1%
- Milton Temer – 1%
- Ninguém/Branco/Nulo – 8%
- Não sabem – 17%
Cenário 2 – Eleições 2022 Governador do Rio
- Cláudio Castro – 29%
- Marcelo Freixo – 28%
- Rodrigo Neves – 10%
- Felipe Santa Cruz – 3%
- Emir Larangeira – 2%
- Cyro Garcia – 2%
- Paulo Ganime -2%
- Eduardo Serra – 1%
- Milton Temer – 1%
- Ninguém/Branco/Nulo – 9%
- Não sabem – 16%
Espontânea – Eleições 2022 Governador do Rio
- Cláudio Castro – 18%
- Marcelo Freixo – 13%
- Marcelo Crivella – 2%
- Rodrigo Neves – 2%
- Felipe Santa Cruz – 1%
- Paulo Ganime -1%
- Eduardo Paes – 1%
- Cyro Garcia – 0,3%
- Eduardo Serra – 0,2%
- Emir Larangeira – 0,1%
- Milton Temer – 0,1%
- Outro – 0,1%
- Ninguém/Branco/Nulo – 16%
- Não sabem – 46%
Cláudio Castro vence no 2º turno em todos os cenários
Em caso de 2º turno o governador Claudio Castro vence em todos os cenários, mas não tão bem quanto seria de se imaginar. No cenário mais provável, contra Marcelo Freixo, seria 38% a 32%, ou seja, tecnicamente empatados. Mostrando uma possibilidade de crescimento do candidato socialista. Ninguém/Branco/Nulo é de 13% e Não Sabem 17%.
Já contra Rodrigo Neves, Castro vence com uma mão nas costas, 40% a 26%. Ninguém/Branco/Nulo é de 13% e Não Sabem 17%.
E se for contra Felipe Santa Cruz seriam as duas mãos nas costas do atual governador, 46% a 21%. Ninguém/Branco/Nulo é de 18% e Não Sabem 15%.
Marcelo Freixo é o mais rejeitado
O deputado federal Marcelo Freixo continua sendo o mais rejeitado, mas nada que impossibilite uma vitória sua no 2º turno, é de 34%, o que não chega a ser nada de outro mundo. Especialmente se levarmos em conta que estamos em um cenário muito polarizado como o de hoje, e ele é o maior representante da esquerda no Rio de Janeiro.
Já seu principal adversário, Claudio Castro, apesar de governador, tem uma situação mais favorável, com 27% de rejeição. Como é governador, e ligado a Bolsonaro, chega a ser uma rejeição abaixo do esperado. Assim como a de Crivella, 29%, em uma pesquisa com respostas múltiplas. Desconhecido, Felipe Santa Cruz tem apenas 16% de rejeição, o que pode ser uma boa notícia para Paes.
- Marcelo Freixo – 34%
- Cyro Garcia – 29%
- Marcelo Crivella – 29%
- Cláudio Castro – 27%
- Rodrigo Neves – 25%
- Eduardo Serra – 21%
- Paulo Ganime -21%
- Emir Larangeira – 17%
- Felipe Santa Cruz – 16%
- Milton Temer – 12%
- Não rejeitaram nenhum – 6%
- Não sabem – 13%
Fonte: Diário do Rio
Notícias de Seropédica, do Brasil e do Mundo
Deixe a sua opinião sobre o post