A prática prejudica o trabalho de coletores e coloca a saúde deles em risco. Tome cuidado! Sem os cuidados necessários, colocar vidro quebrado, agulhas de seringas, lâmpadas ou lâminas afiadas misturados ao lixo representa perigo. Os chamados materiais perfurocortantes são a maior causa de acidentes com os coletores de lixo.
Você sabe como descartar seu lixo de forma adequada? Confira as recomendações e ajude a colaborar!
A coleta do lixo urbano é uma atividade que passa despercebida pela maioria das pessoas. Mas não deveria. E isso porque o descarte correto do lixo que nós produzimos é fundamental para evitar prejuízos ao meio ambiente e também para proteger os garis, profissionais que ficam expostos a eles.
Alguns objetos, como cacos de vidro ou seringas, devem receber atenção especial, pois o descarte incorreto pode pôr em risco a segurança dos garis. Já outros podem demorar anos para se decompor.
Confira algumas atitudes cidadãs que você pode tomar para ajudar na coleta de lixo:
1. Use sacos de lixo próprios para o descarte
Prefira descartar o lixo em sacos de lixo grandes, preferencialmente de 2 L dependendo da quantidade. Esses sacos são mais resistentes e facilitam o manuseio para a coleta. Sacolas de mercado são frágeis e podem rasgar facilmente.
2. Cuidado com o lixo tóxico
O lixo tóxico é chamado assim por conter substâncias prejudiciais ao meio ambiente e também aos garis. Separe objetos como pilhas, placas de computador, remédios e outros componentes eletrônicos para serem descartados em locais apropriados.
3. Nunca jogue cacos de vidro diretamente no lixo
Os garis precisam de rapidez para recolher o lixo, e não podem ver o que está dentro dos sacos. Portanto, quando precisar descartar lâmpadas ou garrafas quebradas, embale os cacos em folhas de jornal e feche bem com uma fita adesiva. Dessa maneira, o gari estará protegido e os cacos não rasgarão os sacos.
4. Descarte seringas de forma correta
Seringas nunca devem ser descartadas direto no lixo residencial. Além de pôr em risco a vida do gari, o material é extremamente prejudicial ao meio ambiente, já que libera substâncias tóxicas. Procure postos de saúde ou farmácias com programas especiais de coleta para esse tipo de resíduo. Leia mais sobre o que você pode guardar e o que jogar fora neste artigo.
5. Separe o lixo ainda em casa
Se você não possui lixeiras específicas para cada tipo de lixo, então ao menos separe cada tipo de lixo em uma sacola. Coloque bilhetes sobre os sacos indicando o conteúdo de cada um.
6. Reaproveite o lixo
É possível que a maioria do lixo que passe pelas mãos do gari possa ser reaproveitada em casa. Restos de frutas, por exemplo, são ótimos fertilizantes naturais.
Notícias de Seropédica, do Brasil e do Mundo