Iniciativa vem trazendo uma rica variedade esportiva para os bairros do município enquanto expande as perspectivas dos jovens seropedicenses
Não há como separar a Rural do município de Seropédica. Entretanto, apesar dos laços construídos entre a instituição e a cidade, os espaços e as oportunidades oferecidas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) seguem inacessíveis para boa parte da população seropedicense. Para romper essa barreira, foi criado o “Derrubando Muros”, iniciativa que utiliza o esporte como ferramenta de inclusão, visando a integração entre a Rural e a comunidade.
Fundado no início deste ano, o Derrubando Muros é essencialmente um projeto de extensão da UFRRJ, vinculado à Pró-reitoria de Extensão (Proext) e ao Departamento de Esporte e Lazer da instituição. Por meio dele, atividades esportivas são oferecidas gratuitamente às crianças de Seropédica.
O idealizador da iniciativa é Wilians Douglas, profissional da educação física criado em Seropédica, graduado na UFRRJ, que, desde cedo, notava que a distância entre os seropedicenses e a Universidade não se tratava de uma questão física, mas social.
– Passei muito tempo achando que “doutor” era quem praticava medicina ou era advogado. Só quando entrei na Universidade adquiri essa perspectiva de estudar, poder fazer um doutorado, e entendi que a graduação é algo possível – comentou ele. – O Derrubando Muros nasceu a partir do sonho de integrar a Universidade com a comunidade de Seropédica, ao mesmo tempo em que viabilizamos diversidade esportiva para áreas mais carentes do município.
Hoje, Wilians cursa o doutorado em Educação no PPGEDUC (UFRRJ), com o tema “legitimidade na Educação Física escolar” e ocupa a posição de coordenador discente do projeto. Ele tem uma expectativa muito positiva quanto ao legado do projeto para a juventude do município onde cresceu.
– Espero que essas crianças possam viver experiências que, normalmente, são negadas para pessoas inseridas em bairros mais carentes. Quando realizamos essas atividades, tiramos essa garotada que gasta tempo ocioso na rua e apresentamos outras vivências a elas, por meio do esporte – explicou ele.
As atividades são realizadas em três diferentes núcleos no município, sendo ele o CIEP Doutor Albert Sabin, no KM 40, onde acontecem aulas de judô, karatê, ginástica artística, futebol, futsal, balé, vôlei e flexibilidade; o CIEP Maria Joaquina de Oliveira, localizado no KM 49, onde acontecem as aulas de vôlei, e as quadras da UFRRJ, onde ocorrem as aulas de judô, karatê e ginástica artística. Cada aula é ministrada por estudantes do curso de Educação Física da Rural e coordenada por profissionais já formados.
A fim de inscrever seus filhos nas modalidades esportivas oferecidas pelo Derrubando Muros, os responsáveis realizaram um cadastro online durante um dos dois períodos de inscrições que ocorreram ao longo do ano, o primeiro em fevereiro e o segundo em junho. O volume de inscrições foi significativo. Portanto, as vagas foram preenchidas por métodos como sorteios e ordem de inscrição. Em seguida, as turmas foram definidas baseadas na faixa etária das crianças.
Residentes do KM 41, Douglas Carvalho e Natália Nascimento são pais do Joaquim, de 7 anos, que frequenta as aulas de judô. No último dia 2, ambos estiveram presentes no CIEP Doutor Albert Sabin para assistir o filho participar de uma dinâmica competitiva, que utilizava os fundamentos da modalidade para promover o entrosamento entre as crianças.
De acordo com Douglas, o Derrubando Muros remete aos tempos de sua própria infância, visto que estimula a diversão e o entrosamento, independente dos aparelhos eletrônicos, cada vez mais enraizados no cotidiano das crianças atualmente.
– Hoje em dia, existe uma dependência muito grande das crianças com o celular. O projeto possibilita essa volta ao passado, onde todas elas interagem, conversam, brincam e esquecem o telefone. Algo bem legal, a meu ver – comentou o pai do Joaquim.
No momento, o projeto Derrubando Muros encaminha-se para o período de recesso, quando as crianças poderão descansar e os coordenadores irão estruturar os planos para o próximo ano de atividades. O novo período de inscrições deve ter início em fevereiro de 2025.
Para quem deseja ficar por dentro das novidades do projeto basta seguir o perfil @projeto.derrubandomuros, no Instagram.
Texto: João Pedro de Moraes (estudante de Jornalismo sob supervisão da professora Cristiane Venancio)
Professora adjunta do curso de Comunicação Social / Jornalismo da UFRRJ há 13 anos. Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Portugal) e mestre em Estratégia e Gestão pela UFRRJ. Foi repórter e editora da agência O Globo e do jornal Extra.
Deixe a sua opinião sobre o post