A pele oleosa tem como principal característica a produção exacerbada de sebo, por meio das glândulas sebáceas. Visualmente, isso significa aquele brilho extra em toda face, que, geralmente, causa desconforto.
Assim, aquela testa brilhando, nariz oleoso, e queixo deslizando são as principais características que indicam quando uma pessoa tem pele oleosa. Essas três partes do rosto formam a Zona T, região que mais sofre com o acúmulo de oleosidade. Essa região se torna um verdadeiro pesadelo para quem tem o problema. Porém, existem alguns truques que, se colocados em prática, podem deixar a pele com aspecto sequinho durante o dia inteiro.
Quem tem pele oleosa sabe o drama que é controlar o excesso de brilho. Lavar o rosto várias vezes durante o dia, passar lencinhos umedecidos e produtos adstringentes são algumas das medidas preventivas mais comuns.
A dermatologista Valéria Marcondes, diretora da Sociedade Brasileira de Medicina Estética, mostrou no site Vix, uma receitinha caseira “tiro e queda” para absorver a oleosidade do rosto e, consequentemente, ficar longe de cravos e espinhas, além de evitar aquele aspecto brilhante que derrete qualquer maquiagem.
MAIZENA E SORO FISIOLÓGICO
Por incrível que pareça, a receita milagrosa leva somente duas colheres de sopa de amido de milho e soro fisiológico suficiente para criar uma pasta. A dica é aplicar no rosto fazendo movimentos circulares e esperar secar por cerca de 10 a 15 minutos. Em seguida retire a máscara com bastante água correte – nada de sabão, ok? – e seu hidratante adequado ao tipo de rosto.
Além de retirar a oleosidade, a maizena potencializa o poder do hidratante. Sua pele vai ficar “outra”, acredite!
Fonte: Diario de Biologia
Notícias de Seropédica, do Brasil e do Mundo