Sucesso do curso de capacitação em gastronomia “Superação na Cozinha” abre novas perspectivas para a comunidade local. Cerimonial de formandas do curso emocionou participantes no auditório do ICHS nessa última quinta-feira (20).
A primeira turma do curso “Superação na Cozinha”, organizado por uma docente do Departamento de Economia Doméstica e Hotelaria (DEDH/ICSA) da UFRRJ, acaba de se formar, deixando participantes emocionados durante o cerimonial realizado no auditório do ICHS. O projeto, direcionado a mulheres de Seropédica e região, ofereceu conhecimentos gastronômicos gratuitos, ensinando receitas e boas práticas na cozinha, desde a higienização adequada dos alimentos até a produção de massas. Com duração de três meses, as aulas ocorreram todas as quintas-feiras no Laboratório de Alimentos e Bebidas do ICSA.
A professora Elga Batista, especialista em Ciência dos Alimentos e em Segurança Alimentar e Qualidade Nutricional, foi a coordenadora do projeto. Em seu discurso, ela expressou a alegria de testemunhar o encerramento desse ciclo, apesar dos obstáculos enfrentados devido à pandemia que obrigou o adiamento inicial do curso. “Ver vocês, minhas alunas queridas, conquistarem mais essa etapa é uma grande alegria em minha vida. O sucesso de vocês também é o meu sucesso”, discursou a professora, destacando o significado especial do curso em sua trajetória acadêmica.
Elga ressaltou que, para a primeira turma, sua intenção era formar um grupo prioritariamente feminino, e a maioria das alunas são mulheres negras residentes em Seropédica. Algumas alunas, emocionadas, discursaram sobre o impacto que o projeto teve em suas vidas, proporcionando conhecimentos valiosos e a oportunidade de se envolverem com a culinária. “Antes, a ideia de me envolver com cozinha parecia muito difícil, mas hoje percebo que, com dedicação, observação e aprendizado, e cercada de boas amizades, pode ser uma experiência muito proveitosa”, declarou Lucineia Caetana da Silva, uma das formandas do curso.
A extensão universitária é um braço importante para fortalecer a instituição, e o curso “Superação na Cozinha” representa um dos requisitos para uma universidade pública de excelência. A pró-reitora de Extensão da UFRRJ, Rosa Maria Marcos Mendes, também esteve presente na cerimônia e enfatizou o impacto positivo que a ação traz para a comunidade. “Ao abrirmos a universidade para vocês, proporcionamos uma troca incrível. A extensão só acontece quando a sociedade nos permite alcançá-la; caso contrário, nosso trabalho não estará realmente acontecendo”, afirmou a pró-reitora.
O curso é fruto do projeto aprovado pela Proext intitulado “Superação na Cozinha: curso de capacitação em Gastronomia para pessoas em vulnerabilidade social”, aprovado no edital 40/2022 – Programa de Bolsas Institucionais de Extensão (BIEXT). “Superação na Cozinha” foi um sucesso e está previsto para abrir novas turmas futuramente, proporcionando oportunidades e conhecimentos gastronômicos para mais participantes.
Texto e fotos: Nicole Lopes Rodrigues/Bolsista de Jornalismo da CCS com colaboração de Rafael Gutierrez, bolsista de Jornalismo da CCS
Notícias de Seropédica, do Brasil e do Mundo
Deixe a sua opinião sobre o post