A Farmácia Escola Magistral vai produzir medicamentos sob encomenda, em parceria com o SUS, com estágio dos alunos de graduação
Para acrescentar mais um requisito que visa ampliar o funcionamento do curso de Farmácia, no dia 13 de dezembro, a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) recebeu representantes do Conselho Federal de Farmácia no Centro Integrado de Ciências da Saúde (CICS), para a cerimônia que oficializou o funcionamento da Farmácia Escola Magistral. Coordenado pelas servidoras Viviane de Souza e Luciana Colli o novo setor da Rural começou como um projeto de extensão.
Durante o evento, Viviane explicou que o local vai ter muitas funções: “Os professores estarão aqui dando aulas práticas. Ao mesmo tempo, as aulas são abertas ao público e vinculadas ao SUS. O paciente vai passar pelo posto de saúde e vir aqui pegar a medicação”.
Douglas Siqueira, diretor do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS), destacou a importância desse trabalho desenvolvido dentro do câmpus: “Momento único para a nossa Universidade porque a gente vai permitir que os alunos façam estágios curriculares e, também, que a população tenha acesso a medicamentos com custos bem mais baixos e um controle de qualidade mais efetivo”.
O reitor da UFRRJ, professor Roberto Rodrigues, ressaltou o empenho dos técnicos e dos professores para que o projeto se concretizasse. O reitor também enfatizou que a Farmácia Escola é uma conquista de toda Universidade. “Esse é um papel que vai nos permitir fazer essa troca com a população: levar ciência para eles enquanto assumimos o papel de uma Universidade pública”.
Com o desenvolvimento do projeto, a distribuição de medicamentos deve melhorar no município de Seropédica. A farmácia está localizada no prédio do CICS, próximo à Prefeitura Universitária. A abertura ao público será a partir de janeiro de 2025. Instagram do projeto: @fem.ufrrj
Texto: Ana Júlia Oliveira (estudante de Jornalismo, com apoio (www.ufrrj.br), sob orientação da professora Cristiane Venancio)
Fotos: Acervo UFRRJ
Professora adjunta do curso de Comunicação Social / Jornalismo da UFRRJ há 13 anos. Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Portugal) e mestre em Estratégia e Gestão pela UFRRJ. Foi repórter e editora da agência O Globo e do jornal Extra.
Deixe a sua opinião sobre o post