Pedalar ainda é um dos esportes mais tradicionais, mas a cada ano que passa, novas tecnologias surgem para deixar os momentos sobre duas rodas mais seguros e divertidos também. Conheça agora as principais sensações do momento que estão fazendo a cabeça dos ciclistas mundo afora…
E, por falar em cabeça, dá só uma olhada neste novo capacete. Todo cheio de LEDs, na frente e atrás, o Lumos coloca segurança e visibilidade em primeiro lugar. Além de ser bastante visível a distância, usando um controle remoto no guidão ou até reconhecimento de gestos das mãos, o usuário pode sinalizar para que lado vai virar ou até se pretende parar. Os criadores do capacete estão agora trabalhando para acoplar um módulo que reconheça o momento de frenagem e acenda uma luz vermelha para alertar quem vem atrás…
Ainda no mundo dos capacetes, outra novidade interessante é este pequeno sensor de queda que vai preso na parte traseira do equipamento de segurança. Com giroscópios e acelerômetros embarcados, depois de cadastrar o dispositivo em um aplicativo no celular, em caso de queda, o aparelho que está conectado ao celular via Bluetooth inicia automaticamente uma chamada de emergência para um contato previamente cadastrado pelo usuário. A ideia é que, mesmo sozinho, você receba ajuda o mais rápido possível em caso de acidente.
Se as estradas representam um dos cenários mais perigosos para os ciclistas, pensando em aumentar a segurança de quem pedala ao lado de carros e caminhões, uma empresa de tecnologia norte-americana lançou este radar de proximidade para se instalado na parte traseira da bike. Conectado ao ciclocomputador ou relógio do usuário, o sensor indica a quando um veículo maior se aproxima para aumentar sua atenção.
Um tanto mais simples, mas que também serve para proteger o ciclista de estrada é este spray de tinta refletiva. Ao pintar qualquer superfície, seja metal, tecido, plástico ou até a borracha dos pneus, a tinta brilha ao ser iluminada pelos faróis dos veículos. Legal é que, durante o dia, a pintura é totalmente transparente. Simples e eficaz…
Mas não é só mais segurança que a tecnologia trouxe para os ciclistas. A maioria dos que pedalam também quer sempre se desafiar, ir mais rápido, mais longe… Algumas tecnologias têm impacto direto da performance. Bicicletas como esta, que podem custar o mesmo preço de um carro de luxo, têm produção em fibra de carbono, estudo aerodinâmico em túnel de vento e até câmbio eletrônico sem fios…
A lista de tecnologias disponíveis para ciclistas amadores, entusiastas ou de alta performance é grande. Mas as pedaladas costumam terminar sempre aqui, no Strava; a rede social mais popular para quem tem paixão por pedais, duas rodas e números. Além de mostrar todo o trajeto feito no Google Maps, é possível fazer uma análise completa do treino, inclusive avaliar a potência da pedalada, a frequência cardíaca do atleta e, claro, comentar nas atividades dos amigos, propor um desafio, seguir grandes nomes do esporte para saber tudo o que eles estão fazendo e, claro, compartilhar fotos de cada aventura. Se faltava algum estímulo para você sair do sofá e pular sobre duas rodas… agora não falta mais!
Fonte: Olhar Digital
Notícias de Seropédica, do Brasil e do Mundo