O Centro de Operações Rio (COR) informa, por meio do Sistema Alerta Rio, que a cidade do Rio de Janeiro tem previsão de tempo instável até a sexta-feira (23/12) com chuvas persistentes. O período crítico começa no início da noite desta segunda-feira (19/12), com intensificação deste cenário durante a madrugada de terça-feira (20/12). A previsão é de chuva contínua ao longo do dia.
– O cenário previsto é de predomínio de chuvas moderadas, ocasionalmente fortes. E devido à continuidade e persistência da chuva, há riscos de alagamentos e deslizamentos por conta do acumulado de chuva – explicam os meteorologistas Nilton Moraes, chefe do Alerta Rio, e Thiago Sousa, consultor de meteorologia do COR.
Além da chuva, há previsão da ocorrência de ventos fortes, com velocidade de até 76 km/h, entre o fim da manhã e o começo da tarde da terça-feira (20/12).
De acordo com o Alerta Rio, a instabilidade desta semana ocorre devido à formação e à atuação de um fenômeno típico do verão, conhecido como Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que potencializa as nuvens já carregadas de chuvas.
O Centro de Operações orienta que o cidadão acompanhe, em tempo real, as atualizações da previsão do tempo pelo twitter.com/operacoesrio e no aplicativo COR.Rio. A Defesa Civil ressalta que qualquer ruído ou alterações em residências, como rachaduras, portas e janelas com dificuldade de fechar, afundamento de pisos ou estalos, devem ser comunicados à Defesa Civil pelo número 199. Para receber alertas gratuitos da Defesa Civil, basta enviar uma mensagem de texto com seu CEP para 40199.
A Comlurb faz apelo à população para que, em caso de fortes chuvas, os resíduos domiciliares ou recicláveis sejam colocados apenas quando os caminhões de coleta passarem.
Entenda a intensidade dos ventos
Fonte: Alerta Rio
– Vento fraco (até 18,5 km/h) = move folhas nas árvores;
– Vento moderado (entre 18,5 km/h e 51,9 km/h) = levanta poeira e pequenos papéis, move galhos de árvores e o guarda-chuva começa a ser usado com dificuldade;
– Vento forte (entre 52 km/h e 76 km/h) = capaz de balançar grandes árvores e quebrar galhos.
Recomendações em casos de ventos fortes
O COR reforça, a seguir, as recomendações de segurança elaboradas pela Defesa Civil do Estado (Sedec-RJ) e pelo Corpo de Bombeiros do RJ diante da ocorrência de raios e rajadas de ventos fortes:
Na Rua
– Não se abrigue debaixo de árvores ou coberturas metálicas;
– Evite a prática de esportes ao ar livre, especialmente no mar;
– Evite ficar próximo a precipícios, encostas ou lugares altos sem proteção;
– Não estacione veículos próximos a torres de transmissão, placas de propaganda e árvores;
– Cuidado! Caso haja queda de árvore, é possível que a rede de energia tenha sido rompida.
Em casa
– Feche portas e janelas;
– Feche também persianas e cortinas para evitar que estilhaços se espalhem caso alguma janela quebre;
– Feche o registro de gás;
– Evite deixar objetos em locais altos, pois podem cair;
– Se faltar luz, cuidado com o uso de velas para evitar incêndios.
Fonte: Prefeitura Rio
Notícias de Seropédica, do Brasil e do Mundo
Deixe a sua opinião sobre o post