A Sony anunciou dois alto-falantes sem fio com a tecnologia de áudio imersivo ‘360 Reality Audio’, na CES 2021. A experiência de áudio 3D oferecida pela companhia japonesa pretende rivalizar com recursos avançados, como o áudio espacial dos AirPods Pro e AirPods Max da Apple.
A tecnologia de som surround da Sony, inclusive, já havia sido utilizada antes em alguns fones de ouvido, como o WH-100XM4. O recurso oferece efeitos de som 3D mapeando frequências de voz e instrumentos nas trilhas de áudio.
Os modelos RA3000 e o RA5000, são as apostas da Sony de entregar essa mesma experiência sonora em casa.
Efeito de som 3D
O RA5000, modelo mais potente e completo, conta com dois sistemas de alto-falantes distintos. O primeiro, composto por três falantes de 46 mm, fica apontado para cima e ligeiramente inclinado.
Além dos três alto-falantes apontados para o teto, o RA5000 possui outros três com subwoofer de 70 mm integrado. Estes, são responsáveis por ampliar as frequências de áudio na horizontal. De acordo com a Sony, tal característica oferece áudio mais imersivo e capaz de preencher todo o ambiente.
Já o RA3000, ligeiramente mais simples, oferece apenas um alto-falante. O efeito de som 3D é alcançado graças a utilização de um cone omnidirecional que propaga o som em todas as direções.
Os alto-falantes da Sony também oferecem um recurso nativo de calibração automática, capaz de adaptar as frequências de áudio de acordo com o ambiente. Tanto o RA3000 como o RA5000, podem detectar, em tempo real, as dimensões de um cômodo e ajustar diferentes parâmetros como volume e equalização.
Recursos inteligentes
Além do sistema de som diferenciado, os dois modelos também oferecem recursos inteligentes, como a integração com o Chromecast e o Spotify. Os gadgets também podem ser controlados por comandos de voz, quando pareados com o Google Assistente e a Alexa.
O RA5000 e o RA3000 serão vendidos no varejo europeu a partir de fevereiro. No Reino Unido, o RA5000 vai custar 500 euros (cerca de R$ 3.700), enquanto o RA3000 será vendido por 280 euros (R$ 2.070 em conversão direta).
Via: Tom’s Guide
Notícias de Seropédica, do Brasil e do Mundo
Deixe a sua opinião sobre o post