Centenas de Mulheres participam da Caminhada do Outubro Rosa em Seropédica (Vídeo e Fotos)
13 de outubro de 2024

A Prefeitura de Seropédica realizou, no último sábado, 12 de outubro, a 4ª edição da Caminhada do Outubro Rosa, um dos maiores movimentos de conscientização sobre o câncer de mama e ovário na cidade. O evento, idealizado pela Primeira Dama Isabel Ribeiro, nasceu de sua profunda preocupação com o aumento de casos dessas doenças, tanto no município quanto globalmente.

“Perdi uma amiga para essa doença, que é uma das que mais vitimam mulheres no mundo todo. Esta Caminhada Rosa é uma forma de sensibilizar as mulheres sobre a importância do autoexame e dos exames de rotina, que estão disponíveis em todas as Unidades de Saúde da Família (ESFs) do município. Toda mulher precisa conhecer seu próprio corpo para identificar qualquer anormalidade em suas mamas”, destacou Isabel Ribeiro, reforçando seu compromisso em promover a saúde feminina e o cuidado preventivo.

A Primeira Dama tem desempenhado um papel fundamental em incentivar as mulheres de Seropédica a priorizarem sua saúde, destacando a relevância de exames periódicos e o autocuidado como formas de combate ao câncer. Sob sua liderança, a campanha do Outubro Rosa tem se consolidado como um movimento que não apenas alerta, mas também oferece suporte prático às mulheres, com orientação e acesso facilitado aos serviços de saúde.

A caminhada começou na praça em frente à Secretaria de Turismo e Cultura, na Avenida Fernando Costa, km 50, e percorreu diversas ruas do bairro Boa Esperança, até o ESF Onofre Ferreira Mendes, no Campinho de Areia. O trajeto simbolizou a jornada de conscientização e cuidado com a saúde, levando a mensagem de prevenção ao câncer aos diversos espaços da cidade e promovendo o bem-estar da população.

O evento contou com a participação das Vereadoras Luciana Alves, Rose Alves e a Vereadora recem eleita Paula Quintanilha. Contou com apoio da Ambulância do SAMU, Secretaria de Comunicação e Eventos, e da Secretaria de Segurança e Ordem Pública (SEMOP).

Principais causas do câncer de mama

“O câncer de mama tem múltiplos fatores de risco. Alguns podem ser modificados, como o consumo de álcool, obesidade, sedentarismo e exposição frequente à radiação. Outros, como o histórico familiar de câncer de mama ou ovário, a presença de mutações hereditárias, e fatores reprodutivos, como menstruação precoce, menopausa tardia e a primeira gestação em idade avançada, são considerados fatores de risco não modificáveis. Além disso, o uso de hormônios, como pílulas anticoncepcionais e terapia de reposição hormonal, pode aumentar o risco. Já a amamentação é um fator de proteção contra o câncer de mama.”

A caminhada foi mais uma ação simbólica, mas de grande impacto, lembrando que o cuidado com a saúde da mulher deve ser contínuo e incentivado em todas as fases da vida.

Vídeo: Nathan Freire. Para contratar seus serviços com Drone Whatsapp 21 96933-8537; Instagram @BARBADRONE01

Fotos abaixo do Rafael do Seropedica News

 

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: