Turismólogo Fernando Lino usou as redes sociais para compartilhar o registro feito dos dois animais “brincando”
Registro inusitado e inédito, feito pelo turismólogo Fernando Lino e publicado nas redes sociais, mostra o que seria um tamanduá-bandeira e uma onça-pintada, dividindo inicialmente o mesmo espaço e depois a cena do devorador de formigas indo atrás do grande felino que foge saltando.
Nas palavras do próprio turismólogo em sua publicação, fica evidente o quanto a cena é rara, sendo descrita como “a primeira vez na vida” que ele consegue observar e por sorte gravar a interação entre os dois animais.
“Depois de centenas de vezes nesta estrada tive a oportunidade de ver isso! Talvez brincando ou caçando… quem sabe”, publicou o turismólogo.
Quem também reconheceu a preciosidade dessa situação foi o documentarista de Natureza vencedor do Emmy, Lawrence Wahba, que descreveu a cena como um “registro fenomenal”.
“Lembro que nos anos 90, um pantaneiro da Fazenda São Francisco me disse ter presenciado uma interação como essa e confesso que não tinha acreditado. Parabéns”, comentou Wahba na publicação de Lino.
Fernando detalhou em seguida que essa situação foi presenciada no município sul-mato-grossense de Miranda, na região próxima da estrada para Caiman.
Importante lembrar que ambas as espécies são tidas como “vulneráveis à extinção”, sendo que em países como Uruguai e Estados Unidos ambas espécies já estão extintas, sendo principalmente a perda de habitat a maior ameaça para esses animais.
Cenas raras
Citada por alguns como uma cena de “amizade”, vale apontar que o registro é tido como inusitado justamente pelo fato da onça-pintada (assim como a parda, ou suçuarana) ser uma das espécies predadoras desse mamífero linguarudo.
Mesmo com o mamífero listado em seu cardápio, essa “amizade” – segundo especialistas – tende a ser mais frequente do que podemos imaginar, já que os felinos apresentam “respeito” diante das fortes unhas do tamanduá.
Ainda que num primeiro momento os dois animais apareçam lado a lado, a segunda parte do registro mostra o tamanduá-bandeira indo para cima da onça-pintada, com o felino saltando entre a vegetação para escapar do mamífero, e depois “provocando” o linguarudo quando esse vira de costas.
Fonte: Correio do Estado
Notícias de Seropédica, do Brasil e do Mundo
Deixe a sua opinião sobre o post