Do total de 665 mil chamadas ao serviço, 216 mil resultaram em deslocamentos de ambulâncias, sendo que o bairro respondeu com 12.614 solicitações
O bairro de Campo Grande, na Zona Oeste, foi o campeão de chamadas ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), em 2024. Do total de 665 mil chamadas ao serviço, 216 mil resultaram em deslocamentos de ambulâncias, sendo que o bairro respondeu com 12.614 solicitações. Em seguida vieram Santa Cruz e Centro, com 7.525 e 6.022 atendimentos, respectivamente.
Após passar por reestruturação, a transferência de pacientes entre unidades de saúde, Transporte Inter-Hospitalar (TIH), registrou um aumento de 417% de solicitações, totalizando 40 mil atendimentos. Com uma central de regulação própria, o TIH funciona 24 horas e tem atendido muitos a casos de pacientes com necessidades especiais, como neonatais e pessoas obesas, utilizando veículos adaptados.
“Nosso serviço de TIH tem uma curva crescente de atendimentos mensais. Já tivemos meses em que atingimos a marca de 4.300 solicitações, por exemplo. No início do outono deste ano, tivemos um aumento no número de transportes para internação de crianças por conta das doenças respiratórias”, afirmou a coordenadora-geral do Samu-RJ, coronel Bárbara Alcântara, segundo o jornal O DIA.
Além do impacto causado pela reestruturação do Transporte Inter-Hospitalar, o aumento do número de atendimentos do SAMU também se deve à instalação de 40 bases distribuídas em diversos pontos da cidade. A medida facilita o deslocamento das equipes e otimiza os atendimentos.
Após o Governo do Estado investir R$ 87 milhões na compra de 249 novas UTIs móveis para a agilização de casos urgentes, todos os 92 municípios do Rio de Janeiro passaram a contar com o atendimento do SAMU. Na capital, atuam 1.600 profissionais, incluindo médicos, enfermeiros e administrativos.
A frota do Samu é composta por 73 ambulâncias, sendo 45 Unidades de Saúde Básica (USB), 15 Unidades de Saúde Avançada (USA), 11 Unidades de Saúde Intermediária (USI) e duas Unidades de Suporte a Desastres (USD). O serviço também conta com 30 motolâncias, que facilitam o atendimento em áreas de difícil acesso.
O serviço é acionado por meio do telefone 192.
Notícias de Seropédica, do Brasil e do Mundo
Deixe a sua opinião sobre o post