Evento no dia 5 de abril de 2023 reuniu crianças e jovens com autismo no Campus da UFRRJ de Seropédica – RJ
A Equoterapia da UFRRJ celebrou um evento equestre nas dependências da UFRRJ com um Tema que deu um novo atributo a pessoa Autista: INCLASSIFICÁVEIS!
Neste dia 5 de abril no picadeiro do Sintur-UFRRJ (Sindicato dos trabalhadores técnicos da UFRRJ) o coordenador do Centro Interdisciplinar de Equoterapia da UFRRJ abriu o evento da Semana de Conscientização do Autismo falando sobre o cuidado com modos pejorativos e preconceituosos de qualificar a pessoa autista.
“Temos que pensar a pessoa autista como única e não genérica”
Ela possui nome e identidade e não deve ser tratada a partir de rótulos e estigmas limitadores”, explicou o professor José Ricardo da Silva Ramos. Este evento é tradicionalmente parte do programa equoterapico da UFRRJ desde 2013, neste ano especificamente o projeto teve o amparo da FAPERJ que possui um convênio com o CAIC Paulo Dacorso Filho no qual a Equoterapia da UFRRJ vem atendendo 10 crianças autistas do município de Seropédica.
O evento de hoje contou com a participação de cerca de 100 pessoas das quais destacamos a presença da Vereadora Rose Alves, o professor Carlos Domingos da Engenharia Florestal que está iniciando um projeto de Educação Ambiental com a Equoterapia da UFRRJ/CAIC. Destacamos também a presença do presidente de honra Projeto Lucas Valentin, o Senhor Edson Siqueira do da cidade de Seropédica.
A equoterapia traz diversos benefícios no praticante com TEA, como melhora nas habilidades sociais, cognitivas, sensoriais e motoras promovendo fortalecimento e alongamento muscular, ajustes tônicos e posturais, equilíbrio, coordenação motora, e diminuição dos padrões estereotipados
A prática de equoterapia se dá sobre o cavalo em movimento, precedida por algumas sessões de reconhecimento do animal. Montado no cavalo, o praticante — termo que designa a pessoa em atividade equoterápica — começa a sofrer em seus músculos os mesmos estímulos que usaria para andar.
Notícias de Seropédica, do Brasil e do Mundo
Deixe a sua opinião sobre o post