10º “Veterinária da Rural, Saúde Global” foi um sucesso em Seropédica
28 de setembro de 2024

Centenas de pessoas de Seropédica e municípios vizinhos compareceram neste sábado (28) para prestigiar a 10ª edição do evento “Veterinária da Rural, Saúde Global”. Organizado pelo grupo PET Medicina Veterinária da UFRRJ, em parceria com a Prefeitura de Seropédica e diversos empresários e comerciantes do setor de medicamentos e alimentos para animais, o evento aconteceu na Praça Nildo Romano, no centro do município.

Este ano, o evento superou as expectativas em relação ao atendimento à população. O conceito de Saúde Global promove um diálogo aberto entre os moradores e a comunidade acadêmica da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), fortalecendo a conexão entre conhecimento científico e bem-estar público.

Durante o evento, foram distribuídas amostras de rações e realizadas orientações sobre tutoria responsável de animais de estimação, obesidade, intoxicação alimentar, benefícios da castração, detecção de câncer de mama em cadelas e gatas, além de informações sobre tumor venéreo transmissível (TVT), doenças cardíacas em cães, e conscientização sobre o tráfico de animais silvestres.

Para as crianças e adultos, o evento ofereceu atividades interativas, como jogos com temas de animais selvagens, observação de células sanguíneas ao microscópio, e exposições de aranhas, morcegos, pulgas, carrapatos e animais taxidermizados. Essas ações educativas voltadas à Saúde Animal visam ampliar o bem-estar dos animais e fortalecer as práticas sanitárias na região, impactando positivamente a saúde pública.

Além disso, o evento trouxe ações voltadas à saúde humana, com ênfase em doenças transmissíveis entre animais e pessoas, como febre maculosa (transmitida por carrapatos), esporotricose (transmitida por gatos) e raiva (transmitida por qualquer mamífero infectado).

A Prefeitura de Seropédica, em parceria com a UFRRJ, também realizou a vacinação de centenas de cães e gatos, além de promover uma feira de adoção de animais, coordenada pelo projeto AMA da UFRRJ. A Equipe de Combate a Endemias fez uma apresentação educativa sobre a prevenção do mosquito Aedes aegypti, contribuindo para a conscientização sobre o combate a doenças como a dengue, zika e chikungunya.

Abaixo Fotografias da Aluna de Jornalismo da UFRRJ Agatha Figueira

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: