Terceira Idade de Seropédica instala Horta Medicinal
20 de abril de 2016
Horta medicinal na melhor idade do km 42
Teve início no dia 20/04 a instalação da horta medicinal na melhor idade do km 42, Grupo União. A horta está sendo organizada por Marilene da Cruz técnica agrícola e licenciada em ciências agrícolas Aproximadamente 40 ervas liberadas pelo SUS – Sistema Único de Saúde, comporão esta horta
Os idosos receberão orientações de como utilizar as ervas em prol de sua saúde. Atualmente eles utilizam com frequência as ervas capim limão e cidreira em seu café matinal e através de oficinas eles serão orientados quanto ao desenvolvimento de outras receitas como a introdução dessas ervas na composição de sucos, (exemplo de limão com manjericão).
A utilização dessas ervas de forma orientada pode contribuir na diurese, eliminação de verminoses, controle de glicose no sangue, efeito calmante, além de servirem como saladas e algumas até como temperos.
A previsão é que na próxima semana a horta já esteja implantada e as ervas devidamente identificadas Está prevista ainda uma distribuição de mudas dessas ervas, assim que as mudas instaladas necessitem passar por uma poda. A Secretaria de Ambiente e Agronegócios esta paralelamente instalando uma horta de condimentos na Casa da Criança.
As plantas medicinais são uma modalidade de terapia alternativa em saúde e seu uso tem sido crescente, principalmente entre os idosos. Uma preocupação com estas plantas advém do fato de que seu uso é, muitas vezes, associado ao conceito de inocuidade, de forma que “se não fazem bem, não farão mal”. Assim, há grande probabilidade de que parte considerável de usuários faça uso dessa terapia sem, entretanto, informar aos prescritores ou outros profissionais de saúde.
Esse fato é de especial importância para os idosos que, em geral, utilizam elevado número de medicamentos e por período prolongado, o que os torna mais vulneráveis aos riscos associados às interações medicamentosas. Assim, objetivou-se caracterizar o perfil da utilização de plantas medicinais por idosos que não fazem mal.
Notícias de Seropédica, do Brasil e do Mundo
Relacionado
Área de comentários
Deixe a sua opinião sobre o post