CONCIS REALIZA PRIMEIRA REUNIÃO APÓS POSSE DE NOVA DIRETORIA
Reuniões do Conselho de Cidade de Seropédica são abertas a população
O Conselho da Cidade de Seropédica (ConciS) realizou sua reunião ordinária nesta terça-feira (29) na Câmara Municipal de Seropédica. Como sempre, questões de importância para o município e temas relevantes levantados pela população foram debatidos durante o encontro. Na última reunião, realizada no mês de outubro, uma nova diretoria foi empossada para manter os trabalhos do Conselho.
O ConciS agora conta com 16 Conselheiros representantes de diferentes instituições, como a Prefeitura de Seropédica; a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRuralRJ); a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) – tendo também uma representante da Associação dos Empregados da Embrapa; a Associação Comercial, Industrial e Agropastoril de Seropédica (Aciaps); o Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (Sepe); a Ordem dos Advogados do Brasil; a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Seropédica Ltda (Cotraser); o Instituto de Cultura e Religião Afro-brasileira do Município de Seropédica (Icrab); os Agentes de Pastoral Negros; as Associações de Moradores dos bairros Boa Esperança e Jardim Maracanã; a Câmara de Dirigentes Lojistas de Seropédica (Cdl/Seropédica); a Associação dos Agricultores Orgânicos de Seropédica (SerOrgânico) e o Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário (Sinpaf).
O ConciS é atualmente presidido por Damaris Alencar, representante do Sinpaf.
“A administração pública municipal vem colaborando, sempre que necessário, com as atividades do ConciS, além de termos representantes da Prefeitura que sempre participam da reunião, esta é uma forma de demonstrarmos transparência e, de pautarmos nossas ações nas necessidades reais da população”, lembrou o prefeito de Seropédica, Alcir Martinazzo.
Na reunião desta terça (29) os principais temas abordados foram: o transporte público municipal – os conselheiros, junto à população, chegaram a um denominador comum de que é necessária a realização de uma audiência pública para saber as reais necessidades da população, em diferentes localidades, no que se refere ao transporte e, também, cobrar das autoridades a construção de um terminal rodoviário adequado em Seropédica; outro tema relevante foi: a constante falta de energia elétrica – acordou-se a realização de uma audiência pública com as presenças de representantes da empresa Light, do Procon, entre outras instituições, para indagar quais os motivos da constante falta de energia e o prazo para a normalização do serviço.
A população também colocou em pauta a questão referente às Adutoras da CEDAE, que têm se rompido com constância colocando moradores em risco. Para encerrar, o último assunto tratado fez jus à divisa entre os municípios de Seropédica e Itaguaí, motivo de desavença judicial entre as cidades. O debate se concentrou em buscar junto à administração pública municipal maiores informações sobre essa questão, visto que esta influencia diretamente o orçamento municipal.
Notícias de Seropédica, do Brasil e do Mundo