Na última terça-feira (23) a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC) realizou um curso de capacitação na sala de reuniões da Maternidade Municipal de Seropédica, os temas abordados na palestra foram doenças como a dengue, a febre chicungunya, a hipertensão arterial, o diabetes, o zika vírus e a microcefalia.
Como destacou o secretário de Saúde e Defesa Civil, Dr.º César Cilento, o público-alvo da capacitação foram Enfermeiros que coordenam o programa de Estratégia de Saúde da Família (ESF) nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) em Seropédica. O evento contou com a presença do diretor municipal de Urgência e Emergência Wattyla Felipeck.
O secretário de Saúde também ressaltou que foram fortalecidos entre os Enfermeiros conceitos de Vigilância Epidemiológica; Síndrome de Guillain Barre e; Notificação de Síndrome Exantemática e Microcefalia em gestantes no Estado do Rio de Janeiro. “Abordamos também questões referentes às providências necessárias de assistência e controle as essas enfermidades”, declarou o Dr.º César Cilento.
A coordenadora da Estratégia de Saúde da Família em Seropédica, Maria de Salete, destacou que os Enfermeiros também foram esclarecidos sobre a distribuição dos casos notificados de Microcefalia por Unidade Federativa (UF) e o fluxograma de atendimento a gestantes com exantemas. “Além de lidarmos com temas contemporâneos, como as doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti, também estamos capacitando os coordenadores da ESF para implantarem cursos de Pré-diabético em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), para que os Enfermeiros e Agentes Comunitários de Saúde tenham um olhar diferenciado para com os diabéticos dos tipos 1 e 2”, disse a coordenadora da ESF em Seropédica.
Além de Maria de Salete, a coordenadora municipal de Vigilância Epidemiológica, Irinéia Sant’Anna, também foi responsável por ministrar as palestras.
“O município de Seropédica está preparado e, se fortalecendo cada vez mais, na luta contra doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti e enfermidades como a Hipertensão Arterial e o Diabetes. Até o fim de nosso mandato não pouparemos esforços para garantir a melhoria da estrutura de Saúde no município, por isso, além dos investimentos em infraestrutura e contratação de profissionais, também realizamos capacitações constantemente. Utilizaremos todos os recursos possíveis para garantir a constante melhoria da qualidade de vida do cidadão seropedicense”, certificou o Prefeito Martinazzo.
Notícias de Seropédica, do Brasil e do Mundo
Deixe a sua opinião sobre o post