Analgésico usado comumente para dor de cabeça também pode prejudicar capacidade de identificar erros, segundo pesquisa
Pesquisadores da Universidade de Toronto, no Canadá, fizeram uma descoberta preocupante para os adeptos da auto-medicação. O uso de paracetamol, analgésico bastante utilizado para dores de cabeça, pode prejudicar sua capacidade de identificar erros e tomar decisões, diz a Revista Exame.
Os cientistas dizem que esse efeito colateral dificilmente é percebido pelos pacientes. Embora esse seja o primeiro estudo a demonstrar consequências comportamentais após o uso do remédio, muitos estudos já comprovaram os malefícios que a substância pode provocar no fígado.
Método
O experimento envolveu 62 voluntários. Metade deles ingeriu 1.000 miligramas (dose máxima para consumo seguro) do remédio, enquanto o outro grupo tomou placebo. Enquanto eram monitorados por um encefalograma, eles tiverem de fazer um teste simples: apertar um botão toda vez que a letra F aparecesse na tela. Caso a letra E fosse mostrada, eles não deveriam apertar a tecla.
O grupo que usou o remédio não só apertou mais vezes o botão após a letra E ser exibida como deixaram de pressionar a tecla na vez da letra F algumas vezes. A pesquisa foi publicada no periódico Journal Science Cognitive and Affective Neuroscience.
Notícias de Seropédica, do Brasil e do Mundo
Deixe a sua opinião sobre o post