Os Conselhos Escolares são importantes ferramentas no desenvolvimento do Sistema Municipal Público de Ensino, pois possuem participação de diferentes segmentos da comunidade escolar, o que democratiza e descentraliza os processos decisórios, fazendo com que gestores, professores, funcionários, responsáveis e representantes de outros segmentos exerçam o “controle” social sob a perspectiva da fiscalização, mas, principalmente, no que se refere à proposição de ações.
Na última quinta-feira (29) a Prefeitura de Seropédica, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (SMECE), propiciou aos profissionais que fazem parte dos Conselhos Escolares que atuam na rede pública municipal de ensino, à possibilidade de se qualificarem profissionalmente para o exercício de suas funções. Com o intuito de orientar, informar e promover o fortalecimento dos Conselhos Escolares, a SMECE promoveu uma palestra com o professor e Dr.º em Política Social, Carlos Alberto Lima de Almeida.
Dentre os assuntos abordados na palestra vale destacar os seguintes temas: Conselho Escolar na CF/88 como mecanismo de democratização; Conselho Escolar da LDB; Funções do Conselho Escolar; Objetivos e atribuições dos Conselheiros Escolares.
“Temos que superar desafios e trocar experiências. A parceria da SMECE com os conselheiros escolares faz com que a Educação do Município de Seropédica evolua cada vez mais. Temos a convicção de estar contribuindo para a reflexão e direcionamento dos primeiros passos rumo à construção de novas posturas com vistas a uma gestão de participação e uma educação de qualidade” destacou Lúcia Baroni, secretária de Educação, Cultura e Esporte.
Segundo o prefeito Martinazzo, a Prefeitura de Seropédica apoia e incentiva ações e parcerias que envolvam e estimulem a participação de toda comunidade nas decisões que afetam à comunidade escolar. “Nossa gestão segue os preceitos da democracia. Buscamos sempre ouvir a comunidade e os profissionais de Educação antes de tomarmos decisões, dessa maneira, as ações pela melhoria da qualidade da Educação são sempre mais eficazes, pois vão de encontro às necessidades reais e urgentes de cada comunidade ou unidade escolar. Isso sim é gestão democrática”, afirmou o prefeito.
Deixe a sua opinião sobre o post