O morango é uma fruta muito saborosa, suculenta e muito utilizada na culinária, principalmente no preparo de doces e sobremesas. Além de muito gostoso, o que muitos ainda não sabem é que se trata de um alimento com grandes benefícios para a saúde, assim como o espinafre. E ainda tem outra vantagem: uma xícara de morangos tem apenas 49 calorias, poucas quantidade de açúcar e muitas vitaminas. Confira abaixo o quanto esta linda frutinha vermelha pode fazer para a sua saúde.
*Porcentagem de acordo com a Ingestão Diária Recomendada (IDR); o termo UI refere-se a Unidade Internacional, aplicado na indústria farmacêutica.
Como Escolher e Comprar os Morangos
Ao consumir esta deliciosa fruta, você vai se beneficiar de todas as boas propriedades que ela oferece (como você verá abaixo). No entanto, é preciso tomar alguns cuidados ao escolhê-la na feira ou supermercado. Fique atento a essas dicas:
1. Verifique a cor e a superfície, que deve estar brilhante e de cor vermelho-escura.
2. Sinta o cheiro da fruta, que deve ser suave e adocicado. Frutas que já estão levemente passadas perdem o aroma.
3. Evite morangos de cor muito escura e amolecidos; isso indica que estão quase estragados.
4. Para verificar se não está maduro o suficiente, veja o topo da fruta: se estiver branco ou verde-claro, é melhor evitá-los, mas se quiser levar para casa, deve esperar alguns dias para consumo.
5. Por ser uma fruta delicada, mantenha os morangos na geladeira e lave-as somente no momento em que for consumir. Isso os manterá mais frescos. Se você os lavar e colocar na geladeira, aumenta o risco de amolecer e até mesmo estragar com mais facilidade.
8 Incríveis Benefícios do Morango
Estudos científicos comprovaram que esta fruta é rica em antioxidantes. Os morangos contém dois micronutrientes essenciais para a saúde – as vitaminas A e C – que atuam nas primeiras linhas de defesa no organismo, como ótimos antioxidantes. Essas vitaminas combatem os radicais livres (átomos ou moléculas com elétrons desalinhados que danificam células saudáveis do corpo), o que pode desencadear doenças crônicas.
Os antioxidantes “doam” elétrons aos radicais livres, que estão instáveis por causa da falta de elétrons, e assim os estabiliza. Também diminui o estresse oxidativo, uma condição biológica que acelera o envelhecimento e o surgimento de outras doenças, como problemas cardíacos, neurológicos, diabetes e câncer. Portanto, consumir morangos é uma ótima forma de combater os radicais livres, evitando doenças e inflamações.
Uma pesquisa científica mostrou que os morangos podem combater o câncer. De fato, estudos mostram que os morangos podem interromper a formação inicial de células cancerosas (conhecidas como carcinogêneses). Foi também comprovado que ajudam a combater a progressão e proliferação de tumores.
Além disso, foi feito outro estudo no qual participantes ingeriram extrato de morango contendo antioxidantes da antocianina. Ao analisar o fígado dessas pessoas, foi comprovado que não havia mais formação de células cancerosas comparada às pessoas que não consumira o extrato. Por último, estudos mostram que consumir morangos diminui o risco de câncer de pele, mama, cólon e próstata.
Os antioxidantes dos morangos diminuem o risco de doenças cardiovasculares pois ajuda a combater o LDL, o colesterol ruim, que forma plaquetas nas artérias sanguíneas e pode desencadear até infarto. Também fortalece as veias sanguíneas, melhora a circulação e regula a pressão, impedindo a formação de coágulos no sangue, que podem causar trombose.
O extrato do morango ainda ajuda a diminuir inflamações no organismo – a maior causa de doenças cardíacas. A oxidação pode levar a outras patologias mais graves, como infarto e acidente cardiovascular cerebral (AVC). Por isso, consuma morangos, que são riquíssimos em antioxidantes e podem fortalecer o sangue e o coração.
A nossa pele muda conforme envelhecemos. Por causa de uma dieta pouco saudável, excesso de exposição ao sol e toxinas do ar que respiramos, a pele pode envelhecer ainda mais rápido, mostrando sinais de baixa imunidade e outros problemas dermatológicos.
Estudos mostram que o morango é um dos melhores alimentos para uma pele saudável, além de outras frutas vermelhas, pois é rico em vitamina A e C, que torna a pele mais saudável, diminui a formação de rugas e marcas de expressão e a torna mais firme. A vitamina C ainda melhora a formação de colágeno no organismo, protege contra os raios ultravioleta A e B (UVA e UVB) do sol, assim como clareia manchas e outras pigmentações na pele causadas por inflamações.
Estudos comprovam que uma dieta rica em morangos fortalece o cérebro e combate os danos causados pelo envelhecimento, pois são ricos em flavonoides como antocianina, que, conforme pesquisas científicas, melhora o sistema cognitivo. No entanto, são benefícios adquiridos no longo prazo, portanto o ideal é consumir morangos e frutas vermelhas o quanto antes para defender o organismo contra estresse oxidativo e inflamação no cérebro, assim como problemas de memória e doenças como demência e Alzheimer.
Por causa da correria do dia a dia, as pessoas estão consumindo cada vez mais comidas processadas e industrializadas, principalmente no Ocidente, que são ricas em açúcar, gordura refinada, corantes e saborizantes artificiais e produtos químicos que danificam o sistema digestivo e a saúde em geral. Os morangos agem como forte desintoxicante no corpo, restaurando e regularizando o funcionamento do trato digestivo, além de beneficiar o organismo com fortes antioxidantes, como as vitaminas A e C, que ajudam a neutralizar e eliminar toxinas, inclusive radicais livres. Também ajudam a combater inflamações e problemas digestivos.
Uma xícara de morangos contém a impressionante quantia de 29 por cento da quantidade diária de manganês que precisamos consumir de acordo com a ingestão diária recomendada. O manganês é essencial para a saúde do cérebro e do sistema nervoso, pois ajuda a prevenir contra doenças como Parkinson e epilepsia. Este mineral também fortalece os ossos e células dos tecidos conjuntivos, controla a coagulação sanguínea e ajuda a produzir hormônios sexuais. reprodutivos.
Uma xícara de morangos contém a impressionante quantia de 29 por cento da quantidade diária de manganês que precisamos consumir de acordo com a ingestão diária recomendada. O manganês é essencial para a saúde do cérebro e do sistema nervoso, pois ajuda a prevenir contra doenças como Parkinson e epilepsia. Este mineral também fortalece os ossos e células dos tecidos conjuntivos, controla a coagulação sanguínea e ajuda a produzir hormônios sexuais. reprodutivos.
Notícias de Seropédica, do Brasil e do Mundo
Deixe a sua opinião sobre o post