A Secretaria Municipal de Ambiente e Agronegócio está realizando oficinas de artesanato no CVAPA – Centro de Vivência das Áreas de Proteção Ambiental situado no bairro Carretão.
Com 3 horas de duração em dois dias da semana (9:00 as 12:00, sendo um dia a aula da EMATER e outro da SEMAMA), as oficinas tem atendido a um público médio de 15 pessoas por aula, composto por esposas e filhas de produtores rurais, as aulas são voltadas para produção de utensílios que possam ser vendidos e servirem como forma de complementação da renda familiar.
Em apenas um mês as alunas aprenderam com a EMATER noções básicas de corte e costura e já confeccionaram panos de copa, esses mesmos foram pintados nas oficinas de artesanato, utilizando técnicas que poupam material através da confecção de moldes com garrafa PET
Importante ressaltar que as atividades da Secretaria de Ambiente e da EMATER visam trabalho colaborativo, complementar de forma a agregar valor ao trabalho uma da outra.
Estão previstas, dentre outras, oficinas com palha de bananeira que incluem a remoção da palha, renda e fios e além da confecção de utensílios, tendo em vista a facilidade de encontrar este “produto” na localidade e até mesmo de algumas famílias serem produtoras deste cultivar, bem como pelo baixíssimo custo na extração deste elementos para o artesanato.
As alunas já participaram de oficina com filtro de café usado e vem se aprofundando nas aulas de corte e costura com a EMATER, enquanto fazem suas aulas, as mães podem deixar seus filhos brincarem na área de recreação do CVAPA. Sempre com o olhar voltado para a sustentabilidade, as oficinas tem como foco além da geração de renda a reciclagem de materiais.
Segundo o Secretário Ademar Quintella o CVAPA pretende oferecer atividades para as crianças como filmes com foco em educação ambiental e oficinas adequadas as suas faixas etárias, para isso já estão sendo finalizados pequenos ajustes nas instalações do centro. Esses reparos permitirão a ampliação da oferta de cursos para os adultos.
A técnica da SEMAMA Marilene da Cruz, instalou uma horta medicinal com 20 espécimes, sendo as mais acessadas as ervas vicky, poejo e hortelã. As oficinas acontecem sob a coordenação da técnica Fabiana Silva todas as sextas feiras, as 9 da manhã. Importante frisar que paralelamente a essas atividades, o CVAPA também funciona oferecendo assessoria técnica aos produtores rurais.
O Prefeito Martinazzo destacou que além da distração, o aprendizado nas oficinas pode ser usado de várias formas. “No momento da pintura a pessoa esquece os problemas e depois ela pode usar isso como uma forma de complementar a renda familiar, com a venda das peças produzidas aqui e em casa ou até mesmo presentear pessoas queridas e decorar suas casas”, afirmou.
Notícias de Seropédica, do Brasil e do Mundo
Deixe a sua opinião sobre o post