Novembro Azul conscientiza homens para prevenção do câncer de próstata
8 de novembro de 2015

Depois de o mês de outubro ser marcado pela campanha de mobilização para prevenção do câncer de mama, conhecida como Outubro Rosa, agora é a vez dos homens. O mês de novembro é internacionalmente dedicado às ações relacionadas ao câncer de próstata e à saúde do homem. O mês foi escolhido pois o próximo sábado (17) é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

O câncer de próstata é o sexto tipo mais comum no mundo e o de maior incidência nos homens. As taxas da manifestação da doença são cerca de seis vezes maiores nos países desenvolvidos.

Adapt Link Internet - Black Friday

Cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem em homens com mais de 65 anos. Quando diagnosticado e tratado no início, tem os riscos de mortalidade reduzidos. No Brasil, é a quarta causa de morte por câncer e corresponde a 6% do total de óbitos por este grupo.

Conheça 8 Fatores de Risco de Câncer de Próstata

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos, depois do câncer de pele, o tipo mais comum desta doença em homens é o câncer de próstata. Aproximadamente 1 em 7 homens serão diagnosticados com este tipo de câncer durante a vida. Está estatísticas são bem alarmantes, ainda mais sabendo-se que há muitos homens que não sabem onde localiza-se a próstata no seu corpo, ou possuem preconceitos tolos (como todos os preconceitos) em relação aos procedimentos para averiguar o problema.

A próstata é uma glândula do tamanho de uma noz e está localizada logo abaixo da bexiga, na base do pênis. É uma parte vital do sistema reprodutor masculino e sua principal função é garantir a chegada do esperma na vagina, produzindo um líquido alcalino que protege o esperma das condições ácidas no colo do útero.

Quando falamos de câncer de próstata sabemos que a idade é o fator de risco No. 1, mas há outros fatores importantes que podem aumentar ou diminuir o risco desta doença. Aqui estão os 8 mais importantes fatores de risco que todo homem deve saber.

 

1. Histórico familiar

Se você tem um parente de primeiro grau que foi diagnosticado com câncer de próstata no passado, seu fator de risco é o dobro de uma pessoa sem história familiar de câncer de próstata. Assim como a doença cardíaca pode ser hereditária, o mesmo acontece com o câncer de próstata.

próstata

2. Excesso de peso

Ter excesso de peso aumenta o risco de desenvolver vários tipos de câncer, inclusive câncer de próstata. Os homens com sobrepeso ou obesos correm risco de desenvolver uma forma mais agressiva de câncer de próstata, segundo um estudo do Centro Médico Naval de San Diego, EUA.

3. Atividade sexual em idade precoce

Um estudo publicado pela revista BJU International descobriu que quanto mais um homem masturbar-se entre os 20 e 30 anos, mais propensos estão a desenvolver câncer de próstata. Os pesquisadores  acreditam que isso é causado por níveis elevados de testosterona, que sobem mais, dependendo da atividade sexual masculina.

próstata

4. Experiência anterior com câncer

Homens que sofreram outras formas de câncer no passado são mais propensos a desenvolver câncer de próstata. Estudos descobriram que homens que sofrem de câncer de rins, bexiga, pulmões, tireoide e pele estão em um grupo muito maior risco de câncer de próstata.

5. DST

Infecções ou prostatite tende a aumentar as chances de ter câncer de próstata. De acordo com um estudo realizado pela Universidade de Michigan, os homens com doenças sexualmente transmissíveis, como gonorreia e sífilis são mais propensos a desenvolver câncer de próstata mais tarde na vida, especialmente em casos crônicos. Vale ressaltar que esses resultados ainda não são 100% confiáveis.

6. Alcoolismo

Apesar de um copo de vinho por dia ser bom para o coração, o consumo de bebidas mais fortes, mais de 5 vezes por semana, dobra o risco de desenvolver câncer de próstata. De acordo com um estudo realizado pela Universidade da Califórnia, ainda não está claro como o álcool aumenta o fator de risco, mas os pesquisadores sugerem que é porque ele perturba os mecanismos de reparo do DNA naturais do corpo

próstata

7. Uma dieta rica em cálcio

Os pesquisadores ainda não tem certeza de como nossos hábitos alimentares aumentam o risco de câncer de próstata, mas várias pesquisas indicaram que uma dieta rica em cálcio aumenta o risco de câncer de próstata. Os homens com idade entre 19 e 70 anos são aconselhados a consumir não mais do que 1.000mg de cálcio por dia, e homens com mais de 71 deveriam ater-se à quantidade limitada de 1.200mg por dia. Também é altamente recomendável não consumir mais de 2.000mg por dia.

8. Vasectomia

Uma pesquisa realizada pela Escola de Saúde Pública de Harvard descobriu que os homens que foram submetidos à vasectomia têm um risco de desenvolver câncer de próstata aumentado em 10%. Além disso, o risco aumenta proporcionalmente à idade em que foi efetuado o procedimento. É importante registrar que a Associação Americana de Urologistas se opõe a estas conclusões.

 

Então, o que você pode fazer para minimizar os riscos?

A maioria dos fatores de risco são genéticas, e ainda é impossível mudar a composição genética de uma pessoa. No entanto, se você mantiver uma dieta saudável, evitar o excesso de peso  e praticar exercícios físicos com frequência, poderá reduzir significativamente suas chances de desenvolver câncer de próstata.

É altamente recomendado para homens com mais de 40 anos um check-up a cada ano, e até mesmo com mais frequência se você estiver em um dos grupos de risco mencionados acima.

Fonte: goldjournal.net

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: