Associação Brasileira de Alergia e de Imunologia orienta para que pacientes verifiquem a temperatura, pois a febre pode ser associada ao coronavírus.
Sintomas de doenças respiratórias podem ser confundidos com os da Covid-19. No noroeste paulista, em meio à pandemia e tempo seco, são comuns os relatos de pessoas com tosse e coriza, por exemplo.
Contudo, para alertar a população sobre como diferenciar os sintomas das doenças, a Associação Brasileira de Alergia e de Imunologia divulgou um alerta e a primeira dica é verificar a temperatura.
De acordo com o otorrinolaringologista Fábio Caparroz, a febre e um sinal de alerta, pois é um dos sintomas de infecção, caso o paciente esteja com a Covid-19.
“Se ele teve somente coriza e tem antecedente de rinopatia alérgica, dá para ele acompanhar os sintomas pelos próximos dias. Se ele perder olfato ou paladar de maneira súbita e está associado à tosse e febre, é mais sugestivo de Covid.”
É importante que o paciente observe os sintomas e consulte um especialista, pois nem sempre o nariz entupido, coriza, tosse e dor de cabeça são sinais do coronavírus.
Otorrinolaringologista Fábio Caparroz explica sobre os dintomas da Covid-19 e doenças respiratórias — Foto: Reprodução/TV TEM
Além disso, o médico orienta para que as medidas de prevenção contra a Covid sejam mantidas para, de fato, evitar doenças.
“Evitar o contato próximo com as pessoas, isso serve para qualquer tipo de vírus. O distanciamento ajuda, além de não compartilhar copos e talheres, porque pode transmitir esse tipo de vírus”, afirma.
Já para evitar casos de doenças respiratórias, ele orienta para que o paciente mantenha as mucosas hidratadas.
“O fato de lavar o nariz com soro mantém a mucosa mais hidratada e dificulta o vírus e bactéria de aderir à mucosa, é um fatos de prevenção às doenças respiratórias.”
Por: G1
Notícias de Seropédica, do Brasil e do Mundo
Deixe a sua opinião sobre o post