PREFEITURA DE SEROPÉDICA INTENSIFICA AÇÕES DE COMBATE AO MOSQUITO AEDES AEGYPTI
Seropédica aposta em parceira da Prefeitura com a população para a redução dos índices da doença
Com o objetivo de minimizar o impacto do Aedes Aegypti sobre o município, a Prefeitura de Seropédica, através da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC) se prepara para lançar o Projeto ‘Meu Bairro sem Dengue’, baseado na Mobilização Social, juntamente com as Secretarias de Obras, Serviços Públicos, Ambiente e Agronegócios, de Educação, Cultura e Esportes, Comunicação, Turismo e Eventos, como também parcerias com Associação de Moradores, Empresas e Comércios.
A parceria entre a Secretaria Municipal de Educação Cultura e Esporte (SMECE) e a SMSDC se justifica na ação de mobilizar alunos da rede municipal de Ensino a atuarem como multiplicadores de medidas simples e rotineiras de combate aos focos do mosquito, além de disseminarem ações de que promovam a mudança de hábitos culturais, a médio e longo prazo. A parceria deve orientar o comportamento preventivo, promovendo a participação de toda a comunidade escolar e familiar dos alunos.
O Projeto visa promover através de ações educativas o esclarecimento da população com materiais informativos de prevenção e controle do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e Zica. “Só conseguiremos acabar com o Aedes Aegypti se a população fizer a sua parte, não podemos deixar em nossas casas recipientes que possam acumular água e consequentemente virar um criadouro de larvas do mosquito”, disse o secretário de Saúde, Dr. Cesar Mateus Cilento.
O projeto conta com ações dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Endemias que realizam visitas as residências a cada dois meses, onde o principal objetivo é buscar a participação da população no Combate ao mosquito. “Existem ainda as equipes de Ponto Estratégico que visitam as borracharias, ferro velhos e os locais com grande concentração de depósitos, aplicando inseticida; e a equipe de UBV que, nos casos confirmados de uma das doenças, realizam bloqueio, seguindo a Nota Técnica do Estado com Diretrizes do ministério da Saúde com aplicação de inseticida”, informou Wagner Teixeira, diretor de Vigilância em Saúde.
O prefeito Martinazzo destacou a importância das ações de combate ao mosquito transmissor e lembra que o governo municipal está engajado para evitar uma epidemia. “Estamos nos preparando para lançar o Projeto Meu Bairro Sem Dengue com o objetivo de conscientizar e informar a população sobre as forma de combater o mosquito Aedes Aegypt, e quais procedimentos devem ser tomados para evitar que haja a proliferação do inseto”, disse o prefeito.
Notícias de Seropédica, do Brasil e do Mundo
Deixe a sua opinião sobre o post